• Mortes de frentistas, rodoviários e caixas de supermercados crescem acima de 60% em todo o país

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/04/2021 02:00

    E pra quem não pode fazer home office? O estúdio e inteligência de dados Lagom Data, com base em informações do Ministério da Economia, apurou que o número de mortes cresceu entre frentistas, caixas e motoristas de ônibus. Segundo o levantamento, a morte de frentistas de posto de gasolina, por exemplo, teve um salto de 68% na comparação das mortes entre janeiro e fevereiro de 2020, pré-pandemia, com o mesmo período deste ano. Operadores de caixa de supermercado perderam 67% mais colegas na mesma comparação de meses. Já motoristas de ônibus tiveram 62% mais mortes.  Não há um dado preciso se foi por covid, já que este detalhe não é mencionado pelo Caged que mostra o desligamento de funcionários em caso de mortes. Mas acendeu um alerta para uma avaliação aprofundada.

    Deslocamento

    Ainda sobre as profissões que não podem estar em home office, segundo dados de um estudo da consultoria IDados:  86% dos brasileiros empregados não conseguem trabalhar remotamente. Serviços de indústria e saúde são os principais que permanecem ativos presencialmente. Aplicando-se o índice a Petrópolis são 100 mil pessoas indo e vindo do trabalho diariamente.

    Vai ter que ampliar, pessoal

    Domingo, um leitor da coluna, ao abrir o agendamento para vacinação, para maiores de 69 anos só conseguiu vaga para o dia 12.  Com abertura para faixas etárias menores – e com maior número de pessoas – as vagas ficam escassas.  Significa que o calendário pode até reduzir a faixa, mas a vacinação para os “mais jovens” acaba atrasando.

    Que pandemia?

    A Paulo Barbosa, sábado, véspera de Páscoa, era a visão do inferno. Nem parecia que o comércio – apenas parte, dele – estava fechado. A rua tava transbordando de gente com mercados e lojas que vendem alimentos e, portanto, ovos de Páscoa, abarrotados.  E pontos de ônibus igualmente cheios.

    O Abutre’s Motoclube fez doação de chocolates que foram distribuídos por famílias assistidas pela Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos.

    Salvando a pátria
    Em fevereiro de 2021, as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela geração de 68,5% dos empregos criados no Brasil, o que corresponde a um pouco mais de 275 mil vagas, mais do que o dobro dos postos de trabalho gerados pelas empresas de médio e grande porte, que foi de 101,8 mil. Os dados constam em levantamento feito pelo Sebrae com base nos dados do Caged do Ministério da Economia.

    Sem apoio

    Esse é o oitavo mês consecutivo que as micro e pequenas empresas puxam a geração de empregos com carteira assinada. No acumulado do ano, dos cerca de 611 mil empregos gerados no primeiro bimestre, 476,7 mil (72,26%) foram das micro e pequenas empresas, enquanto que as médias e grandes empresas criaram 134 mil novas vagas. Mesmo assim o Estado – neste caso município e governos estadual e federal – pouco tem feito para ajudar.

    Polarização

    Tá explicado a troca de ofensas entre Marcelo Freixo e Claudio Castro, governador interino, neste final de semana. O espírito da Páscoa foi pras cucuias porque começa já haver polarização para as eleições a governado em 2022.

    Vai ter troco!

    Mas, Castro estaria de mudança para  PSD. Mas, gente… PSD é o partido do professor Leandro Azevedo candidato nas eleições suplementares em Petrópolis – e que tomou uma pernada do interino Hingo Hammes que é o candidato de Castro. Mas como o governador estando no PSD poderia apoiar Hammes, que é do DEM?  É a chance de Azevedo dar a pernada de troco em Hingo. Vai com tudo professor!

    Nós também!

    E tem vereador chateado porque não consegue sair das indicações de capina/roçada na cidade. Dizem que não conseguem avançar em pedir mais serviços. Se eles estão chateados, imagina os cidadãos.

    Contagem

    Petrópolis está há 96 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Calma, gente!

    Uma seguidora do prefeito Hingo Hammes se indignou nas redes sociais sobre a chegada de gente à cidade de helicóptero, caso dos convidados da festinha do governador Claudio de Castro, em Itaipava. Externou sua indignação cobrando fiscalização.  E a equipe de HH perdeu a paciência e mandou ver: “a prefeitura ainda não faz barreira sanitária área”.  Sim, mas pode fiscalizar os helipontos porque eles pousam, né?  O super endinheirados têm heliponto em casa, mas a maioria vem de viagem fretada e pousam em campos de futebol, hotéis…

    E o pessoal anda meio nervoso nas redes sociais… Calma, gente!

    Crtl C + Crtl V

    Boa ideia é para ser copiada mesmo. Esses dias a gente falou aqui da campanha do prefeito carioca Eduardo Paes – que está concedendo auxílio emergencial a 900 mil pessoas – de recolher alimentos nos pontos de vacinação. Eis que a gestão interina Hingo Hammes também lançou a campanha pedindo às pessoas que estão indo vacinar a doação de um quilo de alimento, arrecadação que será destinada à população carente.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas