• Mortes caem, mas Petrópolis ainda é o 7º no estado em óbitos pela covid

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/06/2021 03:30

    Xiiiii! Vai dar barulho… porque quando a imprensa compara Petrópolis com outros municípios do Estado é uma chiadeira só. Eis que de novo está sendo mencionado que Petrópolis ocupa o sétimo lugar no Estado em mortes pela covid – que a Tribuna já tinha mostrado em maio, inclusive. O estudo é da Universidade de Viçosa e é sempre questionado pela prefeitura.

    Vacina

    Petrópolis, com 1.274 mortes, fica atrás somente da capital, São Gonçalo, Niterói, Nova Iguaçu, Caxias e Campos.  O que nos salvou mesmo foi a vacina. De 292 óbitos em abril caímos para 165 em maio e 59 em junho.  Porque se dependesse de medidas restritivas e conscientização a curva ainda estaria subindo.

    ‘Irmãos necrófilos’

    O serial killer do Distrito Federal que se esconde em matas há duas semanas é pinto perto de um caso, na década de 90, na região serrana: os irmãos necrófilos que mataram oito pessoas e violaram os corpos das vítimas. Eles passaram nada menos que quatro meses se deslocando por uma área de 300 mil metros quadrados de Mata Atlântica entre os municípios de Sumidouro e Nova Friburgo.

    Fake

    O que tem de fake news não tá no gibi, mas teve gente que caiu em uma montagem tosca de um veículo de imprensa que dizia que o serial killer de Brasília escapou para Minas, roubou um carro em Santos Dumont e estava chegando em Petrópolis. Vou te contar, hein?

    Até tu?

    E Fernando Badia, irmão do coordenador do Procon, Fafá Badia, que também comentou, surpreso, em uma publicação da Tribuna sobre os ‘anjinhos’ os radares informativos que não multam? Será que vai acionar o Procon por propaganda enganosa?

    Oooops! E o irmão do coordenador do Procon também estranhando o radar que não multa.

    Reunião com prefeitos

    Claudio Castro, governador, faz uma mega reunião com prefeitos e secretários estaduais. Vai ser neste sábado, em Miguel Pereira. São esperados 40 prefeitos que poderão, pessoalmente, passar o pires fazendo pedidos a 19 secretários de estado.  Hingo Hammes já confirmou presença.

    Contagem                                                                                             

    Petrópolis está há 174 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    É só informativo

    Sobre os ‘anjinhos’, aquele equipamento que parece um radar, mas não multa e apenas indica a velocidade que os veículos passam no local, um Partisans, crítico, tascou: “depois das barreiras fake, chega em Petrópolis o radar informativo”.

    Vetos

    E nossos queridos vereadores agora entendem – já tem uma penca de projetos recusados – porque um projeto quando chega à prefeitura pode ser vetado, por questões legais, independente de quem seja o prefeito, mesmo que ele seja um vereador, no caso Hingo Hammes. O interino vetou integralmente projeto de Octávio Sampaio permitindo liberação de atividades econômicas com menos burocracia.

    Apenas indicação

    O projeto em questão seria um vício de iniciativa – com a matéria cabendo exclusivamente ao executivo.  Porém, em troca, Hingo Hammes prometeu mandar uma lei tendo como base o projeto à Câmara e o vereador Octávio Sampaio vai apenas fazer uma indicação do governo.  Tudo bem que o bem maior é o da cidade então tanto faz de onde saia a modernização, mas para o legislador é um banho de água fria e no inverno.

    Criadouro de mosquito da dengue? E essa água parada e suja no chafariz da Praça da Liberdade?  Quem passa pelo local está indignado com a falta de manutenção.

    Energia solar

    Vamos ser justos: passou despercebida uma iniciativa do governo em conceder à iniciativa privada a exploração de energia solar em prédios públicos municipais. Em troca, a empresa que se interessar vai, claro, instalar e manter os equipamentos que irão fornecer energia em custo para esses imóveis.  É uma boa ideia da gestão interina de Hingo Hammes. Se der certo, será uma economia e tanto: a administração municipal possui 520 unidades consumidoras que geram um gasto anual de aproximadamente R$ 7,2 milhões.

    Freguês

    Deve ter uma explicação sobre o fato de Petrópolis ter virado freguês em roubo de joalheria. São cinco assaltos só este ano, o último ontem, na Paulo Barbosa. Em março foram dois – um na Paulo Barbosa e outro na Rua do Imperador. E em maio mais dois crimes – em Itaipava e na Rua Dr. Porciúncula. Todos à mão armada.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas