• Morte de homem atingido por raio em praia no Rio chama atenção sobre riscos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/01/2019 11:00

    A morte de um homem de 35 anos atingido por um raio na Praia de Copacabana, na última sexta-feira (25), chamou ainda mais a atenção para os riscos em relação a descargas elétricas. Em tempo de chuvas – e de raios – é importante estar atento. Você sabe o que fazer e o que não fazer para se proteger? Confira as dicas!

    – Os raios geralmente atingem objetos que estão em grandes elevações, por isso, é contraindicado que durante a chuva você procure abrigo debaixo de árvores, pontos de ônibus, banheiros químicos ou lugares semelhantes.

    – Um dos erros mais fatais que podem ser cometidos durante a chuva é permanecer em algum campo aberto, como campo de futebol ou até mesmo a praia, em que você pode ser o ponto mais alto, fazendo assim, com que o seu corpo tenha grandes chances de ser atingido por um raio.

    – Se a tempestade começar enquanto você estiver em uma piscina ou, principalmente, no mar, não leve a sério a brincadeira de que “você já está molhado, cair mais água não é um problema”, pois ficar na água durante a chuva é muito perigoso pode ser fatal!

    – Você sabia que até o simples ato de apreciar a chuva da janela pode ser perigoso? Pois é! Portanto, mantenha janelas fechadas e fique distante delas, já que um raio pode ser conduzido pelo metal da janela e, consequentemente, atingir você.

    – De forma alguma toque em materiais elétricos durante uma tempestade, seja para usar ou desligar. Caso este seja atingido por um raio, o choque pode passar para você. Se a sua intenção é desligá-los, faça-o quando você ver que a chuva está chegando.

    – Assim que a chuva começar, desligue todos os aparelhos eletrônicos da casa e espere até que a tempestade fique mais calma. Usar qualquer tipo de aparelho durante uma chuva forte pode ser perigoso e prejudicial, pois um raio ou relâmpago pode atingi-los e danificá-los.

    – Se a tempestade começar e você estiver dirigindo, procure o local mais próximo e seguro para estacionar o carro. Não encoste em nenhuma estrutura metálica do automóvel e mantenha as janelas fechadas. Se você estiver na estrada, conduza o veículo até o estabelecimento mais próximo, mas nunca pare no acostamento, pois o seu veículo pode ficar vulnerável a um acidente de trânsito. Caso um raio atinja o carro, o metal vai espalhar a carga elétrica, mas se você não estiver em contato, não será atingido. E não saia do veículo para ficar exposto à tempestade em hipótese alguma.

    – Fique longe do chuveiro durante a tempestade, pois pode acontecer também de um raio atingir o aparelho e causar um choque bem grave.

    Clique aqui e confira outras orientações.

    Incidência de raios

    Segundo dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Isntituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil é um dos países com maior incidência de raios no mundo – 77,8 milhões de raios por ano, em média, entre 2012 e 2017.

    Em Petrópolis, no início deste verão (de 21 de dezembro de 2018 a 24 de janeiro de 2019, até 17h), foram registrados 2.375 raios para o solo. O número superior ao registrado no mesmo período do ano passado (de 21 de dezembro de 2017 a 24 de janeiro de 2018, até 17h), quando houve 2.360 raios. 


    Últimas