Morre vítima de covid-19, Frei João Maria, ex-secretário do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis
Faleceu no sábado, 17 de julho, Frei João Maria dos Santos, vítima da covid-19. A informação foi dada pelo guardião Frei João Francisco da Silva, da Fraternidade do Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), onde residia o frade desde o início deste ano, e divulgada na página do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. Frei João Maria foi secretário do instituto no ano de 1983 e no ano seguinte, foi professor no Colégio Bom Jesus. O sepultamento aconteceu neste domingo, seguindo todos os protocolos sanitários, em um jazigo no Seminário Frei Galvão.
Os Canarinhos publicaram uma nota se solidarizando com os familiares e com a Província da Imaculada Conceição do Brasil.
Frei João Maria nasceu em Erval Velho, SC, no dia 11 de julho de 1950. Filho do casal Manoel Antônio dos Santos e Jordelina dos Santos (falecidos), era o caçula de 10 filhos (4 homens e 6 mulheres). Dentre as lembranças mais marcantes da vida em família, destacava a religiosidade dos pais. Seu discernimento, acreditava, começou aos 12 anos: “Ajudava nas capelas e o contato com os sacerdotes despertou a minha vocação”, contou na sua ficha autobiográfica quando ingressou na Ordem dos Frades Menores em 1979. Ele dizia que queria “ser frade para ajudar mais pessoas”, lembrando que nasceu no seio de uma família simples, onde os pais lutaram muito para criar os filhos.
Segundos os Franciscanos, Frei João era dotado de qualidades práticas, sendo ótimo pedreiro, padeiro, motorista. Enfim, para qualquer trabalho era sempre prestativo. Quando estava para professar solenemente, destacou que “o tempo todo percorri as pegadas de São Francisco. Foi um caminho muito árduo, com quedas e decepções, mas ao mesmo tempo fui descobrindo que a vida religiosa não é para aqueles justos e perfeitos, e sim para aqueles que se dispõem a caminhar”.