Moradores temem queda de árvore no Quissamã
Além da paineira da Rua 13 de Maio que há 22 dias aguarda para ser cortada pelo poder público, outra paineira ameaça cair na Rua Quisamã. Rachaduras no muro, próximo ao número 715, que dá sustentação à árvore chamaram a atenção dos moradores do local. O receio é que a árvore caia e atinja outros imóveis.
Maria de Fátima Morais, aposentada de 67 anos, mora na localidade há cerca de 60 anos, e começou a observar o problema há uma semana. De acordo com ela, as fortes chuvas ocorridas recentemente na cidade, ou até mesmo o crescimento das raízes da árvore, podem estar causando as rachaduras no muro.
A presença de uma escola na via é um dos pontos que mais gera preocupação. Com o retorno do ano letivo, o movimento de pessoas, incluindo crianças, será maior: “Bem nessa rua há uma escola. Atualmente não tem tido muito movimento de crianças, porém, havendo o retorno das aulas, o aumento no fluxo será inevitável” alertou.
A residente alertou que o medo não fica apenas em relação ao movimento escolar, mas sim do risco que sua residência corre: “Se essa árvore cair, atingirá minha casa e minha garagem. Por isso, não tenho deixado nem meu carro mais aqui. Eu não tenho dormido direito, de tanto pensar nisso. Tenho ficado muito preocupada” disse.
Fátima ainda comentou que não sabe a quem recorrer, visto que o terreno é particular e que já fez solicitações a órgãos públicos mas nenhuma resposta foi cedida:“Não sei mais com quem falar. Já comentei com as outras pessoas que moram por aqui, para ter uma orientação, já falei com a Defesa Civil, mas não dão previsão de resolver” contou Fátima.
Questionada sobre a situação, a Prefeitura informou em nota que não há solicitação de vistoria para o endereço informado. Segundo a assessoria de imprensa, “o dono do terreno ou do imóvel, ou algum familiar, deve solicitar a vistoria para a Secretaria de Meio Ambiente, que está funcionando temporariamente na Av. Koeler, 87. Após a autorização do corte ou poda da árvore, o proprietário é o responsável por este serviço”.