• Moradores preocupados com situação das árvores

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/08/2016 11:45

    Moradores da Avenida Presidente Kennedy estão preocupados com as árvores da região. Algumas delas, na beira do rio Piabanha, apresentam grande quantidade de ervas-de-passarinho, que absorvem os nutrientes e deixando as estruturas secas, com risco de queda. Na pista sentido Bingen, uma árvore com a parte superior totalmente seca está inclinada.

    O problema é que, além da erva-de-passarinho, a árvore apresenta grande quantidade de bromélias, que pesam a estrutura e podem acelerar o seu processo de degradação, inclusive provocando a queda da estrutura. “Aqui na rua uma situação como essa é comum, infelizmente. É preciso ter cuidado com as árvores da cidade, que são históricas, muito antigas e necessitam de um tratamento diferenciado. A árvore aqui em frente à minha casa está totalmente seca, com várias bromélias e ervas-de-passarinho, que acabam prejudicando, podendo derrubá-la. A minha preocupação é de que ela caia em cima de alguém ou de algum carro, lá na outra pista, já que a árvore é enorme”, disse o aposentado Celso de Araújo Nogueira, que mora há oito anos em frente ao local.

    A Secretaria de Meio Ambiente informa que o trabalho de poda é realizado por equipe da Comdep, que foi devidamente capacitada e atua com orientação técnica de engenheira florestal da secretaria. 

    A secretaria informa que as equipes seguem trabalhando, realizando o serviço emergencial, e esclarece que o mapeamento de necessidades de cada uma das árvores, levando-se em conta as características da espécie e suas condições, é apresentado ao Iphan. Os órgãos definem, em conjunto, um cronograma de ação, beneficiando todo o Centro Histórico e também os bairros onde há necessidade de intervenção. Cabe ressaltar que a poda em áreas tombadas tem que ser autorizada pelo órgão de preservação do patrimônio. Equipes da Secretaria irão avaliar a necessidade de intervenção no local citado.

    Últimas