• Moradores pedem obras na pracinha do bairro Castelo São Manoel

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/04/2018 16:05

    Pedrinhas colhidas no chão se tornaram as peças do jogo de damas, e a única mesa que contém o tabuleiro é disputada entre os irmãos. Essa é a realidade das crianças do Castelo São Manoel, acostumadas a usar a pracinha como área de lazer, mas que atualmente não possui brinquedos nem manutenção. O escorrega com casinha e balanço, que eram alegria da criançada, já não existem mais. A capina não é realizada há meses, e por isso o mato prejudica até os pequenos que aproveitavam a área cercada, e também a criatividade para inventar brincadeiras no local mesmo sem estrutura. A situação e torna mais grave por conta da falta de iluminação pública, que afasta as famílias da região.

    Diante de abandono mais de 10 ofícios foram encaminhados a prefeitura solicitando a instalação de novos brinquedos, manutenção básica, e também a instalação de uma academia da terceira idade. Apesar do bairro já contar com uma no ponto final da comunidade, os moradores da parte baixa afirmam que não têm condições de chegar lá por conta da ladeira, e das limitações comuns que mutos idosos apresentam. Enquanto nada e feito o jeito é se virar como pode e contar com o jeitinho que só as crianças têm para criar distrações, mesmo em meio a falta de opções. 

    Esse é o caso do pequeno Fábio Leonardo Júnior, de 10 anos, que com pedrinhas improvisava uma partida de damas com as irmãs menores. “Queria poder ficar no escorrega como brincava antes, mas como não tem mais a gente se diverte como dá”, disse em tom de lamentação. As irmãs menores também protestaram durante a declaração do mais velho e ressaltaram a importância da casinha de brinquedo no local. Já a mãe, Gisele da Silva, se desdobrava o quanto podia para distrair os quatro filhos enquanto aguardava a chegada do marido. 

    “Todos os dias fico nessa mesinha quando saio com eles da creche, pois meu marido nos busca aqui quando sai do trabalho. Mas há cerca de um ano, quando todos os brinquedos quebraram, eles não têm mais onde brincar enquanto aguardam, ou quando descemos para fazer alguma coisa. Uma tristeza”, afirmou. O morador Ledilson Garcia também criticou o abandono do parquinho. 

    Em nota a Comdep informou que está providenciando brinquedos para serem instalados na praça do Castelo São Manoel e vai estudar mais melhorias para o local. Sobre a capina, o bairro começou a receber o trabalho na semana passada.

    Últimas