Moradores dos distritos terão serviço de urgência e emergência
Mais de 90 mil pessoas, moradores de Itaipava à Posse, vão contar, ainda este ano, com um serviço de urgência e emergência voltado aos moradores dos distritos. O prédio já está escolhido e fica próximo ao terminal rodoviário; a prefeitura já garantiu R$ 1,5 milhão do Grupo Petrópolis, uma parceria público privada, e tenta pela agência de fomento (AgeRio) recursos para equipagem do local.
“Petrópolis nunca teve um atendimento de emergência nos distritos e foram poucos os investimentos no setor nos demais distritos. Se não fossem as duas UPAs, teria ocorrido colapso na Saúde em nossa cidade. A emergência em Itaipava vem para cumprir esta função e desafogar as UPAs e o próprio HAC”, diz o prefeito Bernardo Rossi, que visitou a futura sede do serviço, em companhia do secretário de Saúde, Silmar Fortes.
Atuarão na unidade 21 médicos clínicos, 14 pediatras, 36 técnicos de enfermagem, 14 enfermeiros, 4 farmacêuticos, 2 assistentes sociais, além de direção médica, coordenação de enfermagem, além de profissionais de radiologia e administrativo. A unidade de Urgência e Emergência contará com uma sala amarela e vermelha, sala infantil além de uma sala de medicação, nebulização e uma central de material esterilizado (CME).
O local onde será instalada a unidade de urgência foi escolhido por já ter abrigado um pronto atendimento de uma rede de hospitais particulares. Toda parte elétrica para utilização de aparelhos, além de tubulações para respiradores, estão intactas o que facilitará a rápida instalação da unidade.