• Moradores do Valparaíso denunciam estado precário das calçadas do bairro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/12/2016 12:30

    Conhecido como um dos importantes centros gastronômicos de Petrópolis, o bairro do Valparaíso tem apresentado muitas calçadas esburacadas, causando transtorno aos moradores. O ponto mais crítico é a subida que vai para o Chapa 4, passando pela antiga fábrica da Batata Frita James. Ali, a calçada é estreita e muito perigosa. Alguns trechos estão tomados pelo matagal e a partir de determinado ponto os pedestres têm que caminhar pelo meio da rua, porque já não há calçada.

    Além de polo gastronômico, o Valparaíso também tem caráter residencial e conserva muitas ruas antigas, estreitas e de paralelepípedos. Os moradores estão reclamando das calçadas do bairro. Há buracos em diversas ruas, como a Rua Visconde do Uruguai, a Avenida Portugal, a Rua Major Ricardo, a Rua Simão Bolívar e a Rua Visconde de Itaboraí.

    Além disso, há trechos em que há calçada apenas em um dos lados da rua, ou calçadas muito estreitas, apresentando risco ao pedestre que estiver passando. O ponto mais crítico é a subida que vai para o Chapa 4. Ali a calçada é estreita e muito perigosa. "É terrível. Quase não existe calçada. Não sei como ninguém foi atropelado ali ainda", disse o morador Paulo Henrique Gonçalves de Oliveira, de 45 anos, estofador, referindo-se a um trecho na curva em que os carros costumam subir em cima da calçada quando acontece de estarem passando dois veículos, já que a rua é em mão dupla e não há espaço suficiente.

    A Tribuna de Petrópolis entrou em contato com a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) para saber sobre a poda de mato nas calçadas; e com a Secretaria de Obras para saber sobre o conserto, melhoria e construção de novas calçadas; mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.


    Últimas