Moradores do Taquara encontram mico morto e temem febre amarela
O aparecimento de um mico morto, na região do Taquara, no Independência, na tarde dessa terça-feira (4), preocupou moradores. Há alguns meses sem o registro de casos de febre amarela no município os vizinhos temem que este possa ser um sinal do reaparecimento da doença.
“Aqui sempre aparecem os miquinhos, porque tem pés de fruta no mato que acabam atraindo. Mas achar esse macaco morto preocupa, porque tenho crianças em casa e isso é um alerta sobre a febre amarela”, disse preocupado o morador Alexandre Pereira.
Segundo levantamento da Secretaria de Estado de Saúde, em Petrópolis, foram registrados apenas 2 casos da doença, sendo um óbito. Nos casos, os pacientes não são moradores de Petrópolis e estavam no município a passeio.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o homem, de 71 anos, que faleceu vítima da febre amarela, era morador da cidade do Rio e visitou Petrópolis no dia dois de junho. Ele esteve no distrito de Pedro do Rio. A secretaria informou ainda que ele era paciente oncológico e não havia se vacinado em função da doença.
A ocorrência do animal morto pode ser um sinal de existência da doença, mas é importante lembrar que os micos não transmitem a febre amarela. Assim como os seres humanos, eles são vítimas da doença. A confirmação de contaminação ou não do animal pela doença depende da realização de exame laboratorial.
A Coordenadoria de Vigilância Ambiental informou que não recebeu o chamado para recolher o animal. Porém, com base na informação passada pela Tribuna de Petrópolis, enviaria uma equipe ao local. A vigilância também ressaltou que, caso um mico seja encontrado morto ou doente, a população não deve entrar em contato com o animal. A orientação é de que a pessoa tente preservar o local onde o animal tenha sido encontrado, para não comprometer a análise do material, e acionar a Vigilância Ambiental pelo telefone (24) 2231-0841.
Segundo a secretaria de Saúde, a vacina da febre amarela continua disponível em 15 postos de saúde em Petrópolis. Até o momento, 264.497 doses já foram aplicadas. Devem tomar a vacina crianças a partir de nove meses e adultos com até 59 anos. Idosos devem ser imunizados apenas com liberação médica.