• Moradores do Samambaia reclamam de acúmulo de entulho

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/fev 14:52
    Por Wellington Daniel

    **Matéria atualizada às 15h15 com o posicionamento da Prefeitura

    Moradores da Estrada Mineira Velha, no Samambaia, reclamam de problemas em relação ao acúmulo de lixo e entulho. Segundo os relatos, a coleta de lixo foi interrompida desde o Carnaval até a manhã desta quarta-feira (21). Já o entulho, descartado de forma irregular, segue na localidade desde o ano passado.

    “Essa caçamba, a única da rua, está desde antes do Natal assim. Deve ter rato, mosquito da dengue e tudo mais. Está cada dia pior”, relatou uma moradora que preferiu não se identificar.

    Outro problema da via é a constante falta de energia, em períodos de chuva com trovões e ventos. A preocupação é que o problema seja causado por falta de podas preventivas.

    Em nota, a Enel Distribuição Rio informou que vai enviar um técnico nos próximos dias para fazer a avaliação na localidade e programar o serviço de poda conforme necessidade. A companhia ressaltou que a manutenção da arborização no espaço público para evitar o contato das árvores com a rede elétrica é da Prefeitura.

    “A Enel, por sua vez, realiza podas de forma preventiva e emergencial, quando os galhos de árvores já estão muito próximos ou tocando os condutores da companhia, podendo causar quedas de energia e acidentes com a população”, informou.

    Já a Comdep informou que a coleta de lixo ocorre de forma regular no Samambaia, todas as terças, quintas e sábados, e que o serviço teria sido realizado nessa terça (20).

    Com relação aos sacos de entulho sobre a via, a companhia ressaltou que o despejo é feito pela própria população, mesmo se tratando de uma ação proibida pelo Código de Posturas do município, e que está instalando câmeras de segurança na cidade para reforçar a fiscalização. Quem for flagrado cometendo a irregularidade é intimado a fazer a remoção imediata e recebe multa de R$10 mil.

    A Comdep reforçou, ainda, que oferece o serviço de recolhimento gratuito de até 20 sacos de entulho, com 25 kg cada, por meio do serviço Disque Entulho. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (24) 2243-7822.

    Últimas