• Moradores do Morin continuam sofrendo com precariedade dos ônibus

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Carro que fazia a linha 429 – Lagoinha quebrou na manhã desta terça-feira (28)

    28/03/2023 13:03
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Matéria atualizada às 19h23 para inclusão do posicionamento da Petro Ita e Setranspetro

    Os moradores do Morin continuam sofrendo com a precariedade dos ônibus na região. Nesta terça-feira (28), por volta das 8h, um veículo da viação Petro Ita, que fazia a linha 429 – Lagoinha, quebrou e causou transtornos não só aos usuários do transporte coletivo, como aos demais moradores, já que o ônibus fechou a rua. Segundo informações, o ônibus apresentou problemas na caixa de marcha. O motorista tentou manobrar o veículo e não conseguia encaixar a marcha ré. Em nota, A Petro Ita e o Setranspetro informaram o seguinte: “O ônibus não interditou a via. Inclusive, os demais coletivos que atendem o trecho conseguiram manobrar normalmente no local. A empresa ainda destaca que está com uma proposta operacional consistente, que vai beneficiar os passageiros da região, nos próximos dias. Somente nos últimos três meses, a Petro Ita adquiriu 22 ônibus seminovos, que estão atendendo a 14 bairros, como parte do processo de renovação da frota. Além do investimento, a operadora segue buscando mais alternativas para realizar todos os ajustes necessários na operação. O Setranspetro ressalta que, na última década, o sistema enfrentou uma grave crise econômica e financeira, que impediu e dificultou a realização de qualquer investimento, agravada pela pandemia e pela catástrofe natural que atingiu o município de Petrópolis.”

    Veículos quebrados se tornou um problema frequente na região, e insatisfeitos com os serviços prestados pela viação – que também inclui atrasos em viagens -, os moradores do Morin têm realizado manifestações cobrando melhorias no serviço.

    Um novo ato dos moradores do bairro está marcado para esta terça-feira (28), a partir das 15h, na Praça da Águia. Desta vez, a reivindicação será por melhorias no transporte público da cidade, e não apenas na região do Morin.

    O que já não é bom, piora: ônibus é alvo de vandalismo

    O que já não é bom acaba piorando com atos de vandalismo em ônibus da empresa Petro Ita. Segundo a viação, um carro que fazia a linha 429 – Lagoinha, foi alvo de vandalismo. O caso foi identificado na manhã dessa segunda-feira (27), e resultou, na ocasião, no recolhimento do coletivo à garagem para manutenção. Ao todo, segundo a empresa, 11 assentos foram rasgados e alguns totalmente destruídos. Imagens das câmeras de monitoramento estão sob análise.

    Foto: Divulgação

    Após a identificação, o responsável pelo ato de vandalismo será acionado para arcar com as despesas da manutenção do ônibus. Se for menor de idade, o responsável legal responde pelo custeio dos reparos.

    “Esta é uma prática que atinge todas as empresas de ônibus em Petrópolis. Entre os casos mais comuns, estão a destruição de estofamento, espuma dos assentos, além do lixo jogado na canaleta das janelas e elevadores, dificultando o funcionamento”, pontuou Carla Rivetti, superintendente do Setranspetro.

    O sindicato destaca que as empresas estão ampliando a observação das câmeras de circuito interno para tentar identificar possíveis pessoas que estão praticando este tipo de ação. Os passageiros também podem contribuir, informando ao Disque Denúncia da Polícia Militar.

    Últimas