• Moradores do Moinho Preto reclamam de falta de médico no posto de saúde

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/10/2018 09:26

    O posto de saúde do Moinho Preto está sem médico. Há uma semana, a profissional que atuava na unidade deixou a clínica e até o momento ninguém ocupou a vaga. Com isso, todas as consultas foram desmarcadas, muitas sem aviso prévio. Além disso, os pacientes que receberam o resultado dos exames, solicitados pela antiga médica, querem um parecer da especialista. Muitos procuraram ajuda em outros bairros, mas não conseguiram auxílio.

    Segundo o aposentado Jairo Cardoso Reis, a consulta da esposa, em que a médica analisaria os exames feitos pela idosa, de 70 anos, foi desmarcada na véspera, no último dia 15. Diante disso, ele decidiu ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Mosela em busca de outro médico, mas não conseguiu marcar consulta. 

    “Lá me disseram que a médica da Mosela está recebendo pessoas de oito bairros, e que por isso o posto está sobrecarregado. Além disso, de acordo com o que me passaram na unidade, a profissional está grávida, vai precisar tirar licença-maternidade e até agora não há previsão de ninguém para ficar no lugar dela”, contou Jairo.

    Leia também: SUS vai oferecer novo medicamento contra hepatite C

    Já Sônia se disse frustrada com a situação. “Ele foi 5h30 para a fila do posto marcar a minha consulta, e no dia anterior desmarcam sem dó. Estou com esse exame nas mãos e não sei o que fazer com ele. Nem abri! Sei que não vou entender nada que está escrito, e fico com medo. Sou diabética e hipertensa e preciso de acompanhamento médico periódico. Mas aqui no bairro é quase impossível”, desabafou.

    Ainda de acordo com os moradores, a médica que atendia no posto do Moinho Preto era atenciosa e qualificada, mas foi embora por estar com o salário atrasado. “A gente soube que ela não recebia há dois meses, então já queria ir embora da unidade há um tempo. Entendemos o lado dela, e sabemos também que as profissionais que ainda atuam no posto não têm culpa de nada do que está acontecendo, mas quem sofre é a população com esse descaso”, ressaltou a doméstica Nilza da Silva. Ela também aguarda a chegada de um médico no bairro para avaliar o resultado dos exames do marido Carlos Alberto.

    A prefeitura informou que Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Mosela conta com uma médica clínica geral, que atende diariamente na unidade. E que a Secretaria de Saúde busca a contratação de mais um profissional para a unidade da Mosela, assim como para o posto de Saúde do Moinho Preto. Até a contratação para esta unidade, a Secretaria orienta que pacientes que necessitem de consulta médica devem buscar atendimento no Centro de Saúde Coletiva Professor Manoel José Ferreira, na Rua Santos Dumont.

    Leia também: Médicos de postos de saúde passarão a prescrever também plantas medicinais no tratamento da população

    Últimas