Moradores do Chácara Flora pedem intervenções urgentes na Rua Zenóbio Pozzato
Já faz oito meses desde a primeira tragédia (deste ano) que assolou Petrópolis. Mesmo após tanto tempo, ainda é possível ver resquícios do temporal pelos bairros de Petrópolis. No Chácara Flora, um dos locais mais atingidos pela chuva, não é diferente. Segundo uma das moradoras do bairro, Daniele Possato, nada foi feito no local.
Daniele mora há 18 anos no Chácara Flora e conta que, desde a tragédia, apenas um muro de contenção foi derrubado pela Prefeitura, após muita insistência dos moradores. Com a chegada da temporada das chuvas, o maior medo é que algo aconteça devido à falta de medidas preventivas no bairro.
“O meu medo das chuvas é que o barranco, que já cedeu muito, que pega a nossa parte na Travessa João Soares e na Rua Zenóbio Pozzato, onde caiu a barreira que puxou esse muro de contenção, caia. O nosso medo é aquilo cair mais e descer tudo, porque vai atingir várias casas.”, conta Daniele.
José Júlio Caldeira é presidente da Associação de Moradores do Chácara Flora e conta que até hoje não sabe explicar o que aconteceu no dia 15 de fevereiro. Sobre as intervenções, ele também citou que nada foi feito no local.
“A gente não para não. Nós vamos atrás mesmo. Essa semana mesmo eu vou na Comdep, vou na Prefeitura, quero saber o que vai ser feito com a gente. Não vamos esquecer não. A minha casa está lá caída; não é nem só pela minha casa não, são pelos moradores porque eu sempre trabalhei por eles.”, afirma.
Na última quinta-feira (6), foi protocolado no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) um pedido de intervenções urgentes e necessárias na Rua Zenóbio Pozzato. No documento foi citado que “Em reunião com o Sr. Secretário de Obras do Município de Petrópolis, o mesmo apresentou projeto elaborado para a região e informou que estava em fase de cotação e captação de recursos.”
O documento foi assinado por Daniele Possato e Shirley Maduro – ambas moradoras do bairro. Shirley está com a casa interditada e conta que a barreira que caiu atingiu outras casas.
“Eu não sei o que houve para aquela barreira cair toda. Foi uma coisa muito, muito grande.”, afirma Shirley.
Adriana Oliveira também é moradora do bairro e reside no local há mais de 20 anos. Para ela, o maior medo é que o muro quebrado, atrás de sua casa, somado às chuvas, faça com que o barranco desça ainda mais. Com Adriana moram cinco pessoas.
A Secretaria de Obras confirmou que tem projeto já elaborado para a recuperação da Rua Zenóbio Pozzato, na Chácara Flora, e informou que a Prefeitura está empenhada em equacionar a reserva de recursos orçamentários para a execução dessa e de outras obras.
Em resposta, a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Petrópolis informou que foi instaurado o Inquérito Civil (IC) 79/22 para apurar a denúncia.