Moradores do Brejal fazem manifestação para cobrar melhorias para a região
Os moradores do Brejal se reuniram, na tarde desta terça-feira (28), no centro da Posse, para cobrar melhorias na região, principalmente nas estradas. O ato contou com a presença de produtores rurais da localidade.
Leia também: Moradores marcam manifestação em prol de melhorias na Estrada do Brejal
Flávio Gonçalves, presidente da Associação de Moradores por Melhorias para o Brejal (AMMB) diz que, no início do ano passado, em reunião com o secretário de obras, Ronaldo Ramos e com o vice-prefeito, Paulo Mustrangi, foi prometida uma visita na Estrada Arnaldo Duckehof e a Estrada do Alberto para montar um orçamento para asfaltar as vias. Na ocasião, foi prometido também que a Prefeitura manteria os moradores informados. No entanto, segundo ele, nada disso aconteceu.
Além disso, foi informado aos moradores que seria realizado um trabalho nas estradas com drenagem, limpeza da via e, inclusive, abertura da via para aumentar a largura da estrada. Isso seria realizado com o intuito de preparar as ruas para o asfalto que viria posteriormente.
O presidente conta que nesta semana, a Prefeitura está fazendo um tapa buraco com saibro nas Estradas do Cabloco e na Arnaldo Duckehof, mas que o material utilizado para o reparo não é adequado. “Estão usando saibro bem inferior, que é o saibro branco. Todo mundo sabe que, quando chove, dá lama. E quando dá sol, ele não compacta, vira poeira. Então causa problema de respiração, além de poeira nas casas dos moradores.”, diz.
Além disso, Flávio lembra que nem os pedidos mais simples estão sendo realizados. Foi solicitada a colocação de três caçambas de lixo com tampa no bairro. “Não fomos atendidos. Falaram que iam mandar e não mandaram.”, conta.
Energia elétrica é outro desafio
A energia elétrica também é um problema na região. Na reunião citada anteriormente, foi dito que seria marcada uma auditoria pública com a Enel e os moradores para resolver os problemas da região em relação ao assunto, mas isso também não aconteceu.
Os moradores, em sua grande maioria, são produtores rurais e dependem da energia elétrica para o cultivo dos produtos plantados e cultivados na região. No entanto, os moradores relataram já ficar até cinco dias sem luz. Da última vez, um grupo foi até a sede da Enel, em Itaipava, para cobrar respostas.
Questionada, a Secretaria de Obras informou que faz a manutenção das vias da região rural do distrito da Posse frequentemente, sendo interrompida apenas nos dias de chuva.
“Entre os serviços realizados na região nos últimos dias está a recolocação da rede na Estrada dos Targinos; o trabalho de contenção, de captação de redes de águas pluviais, a desobstrução de bueiros e ensaibramento na Estrada dos Caboclos; além de uma ação conjunta da Secretaria de Obras e Comdep para reestruturação das regionais para atender melhor a população. Com o período mais seco, a Regional da Posse intensifica os trabalhos de manutenção das estradas no Brejal.”, informou.
A Prefeitura completou dizendo que vem buscando recursos junto aos governos Federal e Estadual para realizar o asfaltamento das vias da região.