
Moradores do bairro Caxambu aguardam construção de ponte definitiva há quase um ano
Ponte foi destruída com a chuva do dia 15 de fevereiro do último ano
Moradores do bairro Caxambu se arriscam diariamente há quase um ano, ao passarem por uma ponte improvisada que liga a Estrada das Três Pedras às dez casas na região. A ponte foi destruída com a chuva do dia 15 de fevereiro do último ano, mas a construção definitiva segue sem previsão, mesmo após diversos pedidos dos moradores.
Leia também: Ponte improvisada oferece risco aos moradores do Caxambu
Em matéria publicada em setembro de 2022, a Secretaria de Obras informou que realizou vistoria na localidade e que a construção de uma ponte definitiva está na programação de obras da pasta. No entanto, moradores seguem aguardando.
Gláucia Souza cuida de algumas casas na localidade e diz que já protocolou o pedido na Prefeitura, mas que não recebeu nenhum retorno.
A ponte é a única opção para os moradores acessarem as suas casas. No local, moram crianças e idosos que precisam passar pela ponte improvisada todos os dias. “Ninguém se machucou ainda, porque temos cautela.”, comenta Glaucia.
Cansados de esperar pela construção da ponte, os próprios moradores, com ajuda de pessoas de fora do bairro, fizeram o improviso. No entanto, o local apresenta riscos aos passantes.

Antes de ser destruída, Glaucia diz que passavam até caminhões pela ponte construída há mais de 50 anos. Com as chuvas, a força da água carregou as placas de pedras enormes que faziam parte da ponte.
Passando pelo local, é possível perceber as pedras que ainda estão no rio da região. De acordo com Glaucia, somente tratores conseguem tirar as placas de pedra do rio devido ao tamanho.
Em resposta, a Secretaria de Obras informou que o projeto está em fase final e que, após a conclusão do projeto, será realizada a licitação para a execução da obra.