• Moradores denunciam construção irregular de via no bairro Itamarati

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/01/2019 09:44

    Uma ligação irregular entre as ruas Pedro Elmer e Spartaco Banal, no Itamarati, está tirando o sono dos moradores. A obra foi embargada pela Prefeitura em maio de 2017, mas no fim do ano passado ela foi concluída. A equipe da Tribuna esteve no local na manhã desta terça (8) e encontrou a rua concretada até a entrada de uma casa ainda em construção. A via tem cerca de 100 metros.

    Leia também: Homem é autuado por construção irregular em margem de rio no Brejal

    "Vieram com caminhão e material e concretaram tudo. Agora estão usando a rua diariamente. Até caminhão com material de obra sobe e desce. Na semana passada, um carro quase desceu a encosta porque o motorista teve dificuldades para subir", contou um morador. O corte da encosta para abrir a rua irregular começou há dois anos. Várias denúncias foram feitas à Prefeitura que chegou a prometer obras de contenção para evitar que a encosta desabasse. No entanto, a obra continuou, a rua ficou pronta e as intervenções feitas pelo município nunca aconteceram.

    A ligação é íngreme e vai até a quadra da comunidade Spartaco Banal, localizada próximo ao ponto final do ônibus. Há cerca de 60 casas no local. A rua irregular termina em outra obra – construção de uma casa, bem ao lado da quadra. "Foram várias denúncias e nada foi feito. Assim como abriram a rua sem pedir autorização, vieram aqui e concluíram a obra", comentou o morador.

    Apesar da ligação estar concretada, com as fortes chuvas da semana passada, quem mora na Rua Pedro Elmer enfrentou problemas. A enxurrada de lama desceu pela encosta e entrou nas casas. O morador contou que, no ano passado, ele retirou 60 carrinhos de mão de lama de dentro da sua residência. "Depois disso comprei madeiras e fiz comportas para evitar que a lama continuasse invadindo a casa", disse.

    Só no ano de 2017, quando a rua estava sendo aberta, os moradores relataram cinco episódios de deslizamento de pedras e terra da encosta. 

    Últimas