• Moradores de Secretário recebem evento de conscientização sobre animais peçonhentos

  • 10/abr 15:34
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação

    A Prefeitura de Petrópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, receberá, na Vila de Secretário, neste sábado (12), especialistas do Instituto Vital Brazil (IVB) para a realização de um evento de conscientização sobre animais peçonhentos. A ação faz parte de uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e oferecerá palestras, exposição de animais peçonhentos e cartilhas educativas para a população. O evento está marcado para acontecer das 9h às 15h, na praça de Secretário.

    Desde março, o Instituto Vital Brazil vem realizando capacitações focadas no manejo e atendimento em casos de acidentes por animais peçonhentos no município de Petrópolis. O objetivo é qualificar e aprimorar profissionais, garantindo respostas mais rápidas e eficientes em emergências devido ao aumento do aparecimento de serpentes na região.

    “Agradecemos muito o apoio da Secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, do Inea e dos especialistas do Instituto Vital Brazil, que estão garantindo mais segurança para os moradores próximos das matas”, comentou o Secretário de Saúde, Luís Cruzick.

    No último dia 28 de março, a Secretaria de Saúde criou uma nova referência para atendimentos de emergência envolvendo acidentes com animais peçonhentos na Unidade Pré-Hospitalar de Pedro do Rio. A nova referência atende um pedido da população da Vila de Secretário, região turística e cercada de mata. Além disso, uma ambulância está disponível 24 horas na unidade para atender outros casos de picadas de animais peçonhentos que necessitem de transferência para Unidade de Pronto Atendimento de Cascatinha.

    Apesar do aumento no aparecimento de serpentes na região, os números mostram que não houve aumento nos acidentes em Petrópolis. De janeiro a abril de 2025 foram oito casos de picadas de cobras, o mesmo número de janeiro a abril de 2024, e todos envolvendo jararacas. Petrópolis nunca registrou acidentes com cobras da espécie cascavel.

    Confira também sobre Petrópolis e região:

    Últimas