Moradores de Secretário denunciam desordem no trânsito na estrada que leva ao Poço da Rocinha
Os moradores de Secretário estão pedindo ajuda a Prefeitura de Petrópolis para ordenar o trânsito na estrada que leva ao Poço da Rocinha. Mesmo com a pandemia de Covid-19 e as recomendações sanitárias para evitar aglomerações, mais de 300 carros fecharam a via no último fim de semana. Em dias de sol, o poço é habitalmente um dos mais procurados da cidade.
“Nos últimos fins de semana tem sido assim. No feriado do dia sete de setembro fiquei 35 minutos para conseguir sair do condomínio onde moro devido à quantidade de carros estacionados irregularmente, e outra fila de veículos tentando chegar a poço. Está um caos”, disse Marcelo de Pinto, morador da região.
Ele conta que há um mês teve um encontro com os responsáveis pelo setor de Fiscalização de Posturas da Prefeitura para relatar as preocupações com a quantidade de pessoas que estavam indo ao poço e a falta de fiscalização. “No verão tivemos dois episódios parecidos, depois houve uma parada. Mas agora, com esse tempo assim, os frequentadores voltaram sem que haja nenhum tipo de fiscalização e ordenamento por parte da Prefeitura”, ressaltou o morador.
Segundo ele, no fim de semana, além dos transtornos no trânsito, houve relatos de invasões de alguns condomínios de onde foram levados tijolos para a montagem de churrasqueiras. “As churrasqueiras ainda estão lá. Além do risco de incêndio, fica toda a sujeira ao longo da vegetação”, alertou Marcelo.
O poço fica na Estrada da Rocinha, em uma área de preservação localizada a cerca de quatro quilômetros do centro de Secretário. A Tribuna questionou a Prefeitura sobre as ações de fiscalização na região e aguarda resposta.
O que diz a Prefeitura
A Tribuna questionou a Prefeitura, que enviou a seguinte nota:
“Primeiramente, a prefeitura lembra que cada cidadão tem um papel fundamental no enfrentamento à pandemia e para preservar a saúde própria, dos familiares e de toda população. Desde o início do enfrentamento à covid-19, o município orienta que uma das principais medidas de prevenção é evitar aglomerações. Essa recomendação ainda se mantém, uma vez que não há remédio para curar os infectados ou vacina para imunizar a população. A prefeitura adotou uma série de medidas para que a doença não se alastrasse em Petrópolis e permaneça em níveis controlados, mas cada petropolitano deve continuar se cuidando para que a ocupação de leitos continue baixa, a vida seja retomada ao normal e, fundamental, sejam evitadas mortes. A pandemia ainda não está superada e só com o engajamento de cada um será possível vencer essa batalha pela vida.
A CPTrans e a Guarda Civil estiveram no local. A CPTrans promoveu a fiscalização e o ordenamento do trânsito e a guarda civil multou diversos carros que estavam parados irregularmente no local. Haverá um reforço na fiscalização na localidade para o próximo final de semana.
O município mantém pelo menos 45 agentes de todos os órgãos de fiscalização, incluindo Posturas, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Procon, e ainda com apoio da Guarda Civil e Polícia Militar, atuando todos os dias, inclusive fins de semana e feriados. As equipes de fiscalização estão atuando entre Quitandinha e Corrêas; nos bairros de Corrêas, Nogueira, Itaipava e Araras; e em Secretário e nos distritos de Pedro do Rio e Posse. Apesar de todo esforço do município para fiscalizar o cumprimento dos decretos, é fundamental que a população tenha a consciência de que essas medidas devem ser respeitadas porque elas ajudam a evitar a contaminação e servem para proteger a vida. Denúncias para a Fiscalização de Posturas podem ser encaminhadas para o telefone 2246-9043 ou pelo Whatsapp (24) 9 9860-0845. Para CPtrans o telefone de denúncia é o 156″