Moradores de rua usam banheiro público da Catedral como moradia
Na semana de comemoração pelo dia do Padroeiro da cidade, São Pedro de Alcântara, quem visitou a festa montada no entorno da Catedral levou um susto com o estado do banheiro público que fica ao lado da Igreja. Além das inúmeras pichações que compõe o cenário, na porta do banheiro um “acampamento” foi montado por pessoas em situação de rua. O estado do local preocupa frequentadores e turistas, que vêem a situação como um abandono de um dos pontos turísticos importantes da cidade.
Leia também: Terminal do Centro se transforma em abrigo para moradores de rua
Na manhã desta quinta (18), um guia turístico que preferiu não ser identificado falou da preocupação em levar os turistas até o local. “Estou com um grupo de chilenos e não tenho como levá-los para usar aquele banheiro. Muita sujeira no entorno, está com um aspecto horrível. Ali é para ser usado por visitantes e turistas e não uma moradia. É muito importante que dêem mais atenção aos pontos, a cidade é turística e perde muito com isso”, lamentou.
Nem a presença de um funcionário da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), que fica na entrada cuidando da limpeza interna dos banheiros intimida os moradores de rua. Papelões, cobertores, roupas, cama de cachorro e até uma cadeira de praia ficam na estrada do banheiro. Na lateral da construção, ainda há entulho acumulado em meio ao jardim.
“É triste ver essa situação logo ao redor da catedral, que é um ponto turístico tão importante para a cidade. O banheiro a gente vê que não tem manutenção há muito tempo, mal cuidado, as cabines não tem trinco. Só dá para entrar acompanhada de outra pessoa para vigiar”, relatou a empresária Cláudia Manzani.
Os frequentadores contam que se sentem intimidados com o “acampamento” montado na porta. “Agora pouco fui no banheiro, e tinha um homem dentro do banheiro feminino. Se estivesse sozinha não ia vir nesse banheiro. Porque só de olhar aqui fora dá para ver que está abandonado”, lamentou a estilista Vera Leite.
Questionada sobre a situação do local, a Prefeitura informou que a Comdep mantém funcionários de domingo a domingo para fazer a limpeza do banheiro da Catedral São Pedro de Alcântara. O Departamento de Obras também já promoveu melhorias como reparo nas portas do local.
Segundo a Prefeitura, o local conta com uma câmera de monitoramento e todas as imagens geradas pelo equipamento ficam à disposição da delegacia para eventuais investigações sobre crimes.
Sobre pessoas em situação de rua, a Prefeitura informou que equipes da Secretaria de Assistência Social seguem realizado abordagens durante o dia e a noite, com apoio da Guarda Civil, oferecendo abrigo. Durante as abordagens, as equipes orientam moradores em situação de rua a procurarem a assistência do Centro de Referência Especializada para População em Situação de Rua (Centro Pop), onde são oferecidos atendimento psicossocial, banho, café da manhã, encaminhamento para o almoço no restaurante popular, além de atividades, palestras e oficinas com o objetivo de reintegração social e recolocação no mercado de trabalho.