
Um grupo de moradores de Itaipava realizou, na manhã deste sábado (22), uma manifestação para cobrar maior segurança viária na Estrada União e Indústria. A pauta ganhou destaque após um carro colidir violentamente contra um poste na altura da reta da Granja Brasil na semana anterior.
Os moradores fecharam duas faixas da via, com cartazes com os seguintes dizeres: “pedimos socorro” e “chega de mortes”. Um dos pedidos também é a melhora da sinalização e iluminação nas faixas. Os moradores ainda relatam atropelamentos constantes no local.
Além da manifestação dos moradores, entidades empresariais também demonstram preocupação. Na terça-feira (18), a associação Unidos por Itaipava (Unita) alertou sobre os riscos constantes nesse e em outros pontos da rodovia, onde a falta de fiscalização e a utilização indevida de espaços por condutores contribuem para o aumento da ocorrência de acidentes. Recentemente, um atropelamento de um casal no mesmo trecho já havia acendido o alerta sobre a necessidade de soluções eficazes, como reforço na sinalização e a instalação de barreiras físicas para coibir manobras perigosas.
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“A situação é urgente. Já tivemos vários incidentes graves ao longo da Estrada União e Indústria, e a falta de medidas concretas para melhorar a segurança viária está colocando vidas em risco diariamente”, afirmou Alexandre Plantz, presidente da Unita. “Precisamos de ação imediata para evitar novos casos”, considerou.
A Unita também informou que está em diálogo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para buscar alternativas que garantam mais segurança aos motoristas e pedestres. Entre as propostas sugeridas, estão a instalação de barreiras físicas para impedir conversões irregulares em faixas de pedestres, o reforço na sinalização e a presença de agentes de trânsito para fiscalizar a rodovia. A prefeitura instalou em frente à Granja Brasil balizadores flexíveis, mas a associação crê que seja necessária uma medida mais ampla que privilegie sinalização vertical, horizontal e iluminação.
“Hoje, a CPTrans vem atuando na forma em que pode, mas entendemos que por ser uma rodovia federal, os órgãos precisam cooperar, incluindo o DNIT e sua expertise na área. O departamento está muito receptivo e falta agora um alinhamento”, pontua Alexandre Plantz.
Em nota, o DNIT esclareceu que está trabalhando para realizar melhorias em três pontos do trecho mencionado. Contudo, os demais pontos, que precisam de melhorias, dependem de ações de realocação de imóveis, supressão de vegetação, realocação de rede de energia, situações que estão sendo tratadas caso a caso devido as suas particularidades.
O DNIT também ressaltou que já enviou à empresa responsável pela conservação do trecho relatório solicitando o andamento destes trâmites para as ações nesses pontos e também para a retomada da manutenção em 40 quilômetros da União Indústria, visando a melhora na trafegabilidade da via.
A Prefeitura de Petrópolis, através da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes, informou que respeita a livre manifestação dos moradores e ajudou, inclusive, na organização do trânsito.
Quanto às medidas que serão adotadas no local, a Companhia informou que vai providenciar a instalação ainda esta semana de travessias elevadas, a melhoria da sinalização com balizadores flexíveis, e a melhoria da iluminação.
A Companhia planeja ainda a instalação de lombadas eletrônicas, reforço na fiscalização e até mesmo a possível instalação de um radar de velocidade.
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