Moradores da Servidão José Gonçalves Aldeia, no Bela Vista, pedem por intervenções no local; parte da servidão caiu em 2021
Os moradores da Servidão José Gonçalves Aldeia, no Bela Vista, pedem por intervenções no local, enquanto temem o pior. Isso porque parte da servidão, que já estava cedendo, caiu em 2021. Atualmente, mais de um ano depois, a parte que caiu segue da mesma maneira. Além disso, a servidão apresenta diversas outras rachaduras.
Documentos comprovam que a Defesa Civil esteve no local em julho de 2020, após uma solicitação feita três meses antes, que apontava risco de queda no local. Na visita, os técnicos consideraram que o local possuía “diversas rachaduras na junção do meio-fio com o pavimento”. Após a vistoria, foi constatado que a via estava em “estado precário” e a situação foi repassada à Secretaria de Obras.
No fim de dezembro de 2021, o local caiu. Em nova vistoria, no início de 2022, a Defesa Civil considerou que o trecho da servidão era inseguro para transeuntes e veículos e que era recomendada a interdição da via para veículos pesados até que algumas medidas fossem tomadas, como reestruturação do meio-fio, recuperação da via pública, entre outras. Após isso, mais uma vez, nenhum serviço de reparo foi realizado no local.
Além de revoltados com a situação, tendo em vista o descaso do poder público, a situação preocupa os moradores. É o que conta Cristiano.
“A rua caiu há mais de um ano, todos estão cientes e, até agora, não obtivemos resposta nenhuma. A tendência aqui é só piorar, pois as rachaduras estão aumentando e a população está com medo de que ocorra uma tragédia.”, conta Cristiano Costa, morador da servidão.
Daiane Carvalho, que mora na casa que foi atingida pela queda do meio-fio, também fala sobre os transtornos: “Desde 2019 estamos correndo atrás e, até hoje, nada foi resolvido. Levei um ofício na Secretaria de Obras em outubro, que não foi respondido, e levei outro hoje que espero que seja respondido. Queremos que isso seja resolvido da melhor forma, pois é a minha casa que está correndo risco. A parte que caiu foi em cima da laje do banheiro da minha sogra. O entulho ainda está aqui e não podemos mexer, o que está causando infiltração e atraindo bichos. Embaixo da garagem também tem infiltração por conta das rachaduras da rua.”
A Tribuna de Petrópolis entrou em contato com a Prefeitura para saber se existe algum planejamento de obras para o local, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.