• Moradores da Rua Fonseca Ramos, no Centro, relatam problemas constantes envolvendo frequentadores do Centro POP

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/maio 16:57
    Por Maria Julia Souza I Foto: Reprodução/Google Maps

    Os moradores da Rua Fonseca Ramos, no Centro, relatam estar sofrendo constantes roubos, furtos e assédios por frequentadores do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), localizado na Rua Alberto Torres. Segundo eles, o local não possui nenhum tipo de segurança para moradores da região e ruas adjacentes. 

    O espaço oferece acolhimento para pessoas em situação de rua que são abordadas por equipes da Secretaria de Assistência Social. No local, onde é feito o acolhimento temporário, essas pessoas recebem atendimento psicossocial, alimentação e podem tomar banho. 

    Mariana Nogueira, moradora da localidade, conta que os problemas começaram no fim do ano passado. “Tem muitos moradores que foram furtados em plena luz do dia. Eu mesma precisei correr deles algumas vezes. Minha vizinha precisou correr de uma pessoa em situação de rua, às 17h, com uma faca na mão. Eu passo todos os dias com minha filha ali para levá-la para o colégio, já fui xingada, assediada e já precisei correr, além de precisar da ajuda de terceiros para passar”, contou.

    Os moradores relatam ainda que, ao menos quatro residências foram invadidas e furtadas em um mês, além de estabelecimentos comerciais da região. “A casa do meu primo foi furtada duas vezes, a minha uma [vez]. A padaria da rua também [foi furtada], além da casa de bombas, e outras casas que foram invadidas e furtadas”, relatou outra moradora, que preferiu não se identificar. 

    O que dizem as autoridades

    Segundo a Prefeitura, nos últimos meses, as rondas preventivas no local foram intensificadas pela Guarda Civil ao longo do dia. O município ressaltou ainda que a Secretaria de Assistência Social vai instalar câmeras de monitoramento no espaço. 

    Além disso, de acordo com o município, a Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSSOP) vai articular com as forças de segurança que atuam no município, ações que promovam maior segurança na região. A pasta ainda ressaltou a importância do registro de ocorrências na delegacia em casos de roubos ou furtos para atuação das forças de segurança.

    Já a Polícia Militar informou que “o combate aos roubos e furtos tem sido uma das principais metas de atuação do comando da Corporação, que acompanha os dados do Instituto de Segurança Pública, tendo como prioridade a redução dos índices criminais em todo o território fluminense.” A nota ressaltou ainda que o 26º BPM vem intensificando o policiamento ostensivo na região, assim como as abordagens e revistas de pessoas em atitude suspeita. 

    “Vale frisar que a SEPM [Secretaria de Estado da Polícia Militar] sempre ressalta a importância do acionamento de nossas equipes para casos imediatos através de nossa Central 190 e do App RJ 190, assim como a importância dos registros dos crimes nas delegacias, o que proporciona um direcionamento das análises das manchas criminais locais mais preciso e efetivo”, ressaltou o comunicado.

    Leia outras notícias sobre Petrópolis e região:

    Últimas