• Moradores da Rua Dom João Braga, no Alto da Serra, fazem protesto contra a Enel

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/02/2023 18:13
    Por Helen Salgado

    Na tarde deste sábado (18), moradores da Rua Dom João Braga, no Alto da Serra, realizam um protesto contra o serviço prestado pela Enel. Eles pedem o restabelecimento da energia elétrica que, desde a última segunda-feira (13) não funciona na localidade.

    De acordo com Gisele Palhares, uma das moradoras lesadas, cerca de 40 pessoas estão na rua neste sábado de Carnaval. Ela ainda ressalta que todos os moradores tentaram algum retorno da companhia, mas sem sucesso.

    Com Gisele moram três crianças, além do pai que possui depressão, síndrome do pânico e demência. Ela conta que em casa o sistema elétrico é bifásico e que estão conseguindo fazer as atividades essenciais do dia a dia. No entanto, os vizinhos não estão tendo a mesma sorte e comida no lixo tiveram que jogar.

    “Já estragou insulina e uma vizinha aqui tem dois idosos com parkinson, demência e alzheimer e teve que levar os medicamentos pra casa de familiares”, conta.

    De acordo com Gisele, enquanto os moradores protestavam na rua, chegou um caminhão pequeno da Enel no local. As equipes da companhia informaram que precisariam voltar em outro momento porque não estavam com o equipamento necessário para fazer o reparo.

    Procurada, a Enel Distribuição Rio informou que vem trabalhando durante toda a semana com reforço de equipes para reduzir os impactos dos sucessivos temporais na rede elétrica, que afetaram o fornecimento em diversas áreas. Desde a última segunda-feira, intensas chuvas atingem a região Serrana, além de Niterói, São Gonçalo e Magé.

    Nos últimos cinco dias, a Enel Rio contabilizou mais de 1.373 ocorrências relacionadas a árvores tombadas e galhos e 925 referentes a descargas atmosféricas em sua área de concessão. A queda das árvores também ocasionou danos em 208 postes da rede elétrica da companhia.

    Essas ocorrências envolvem a reconstrução de trechos inteiros da rede, além da substituição dos equipamentos e cabos danificados. Em muitos casos, a empresa atua em parceria com o Corpo de Bombeiros, as prefeituras e a Defesa Civil, que precisam remover as árvores para que os técnicos da companhia iniciem o trabalho.

    Diante desse cenário, a Enel Rio ativou o seu Plano Verão envolvendo diferentes áreas da empresa e aumentou em até 10 vezes o número de equipes em campo. Os técnicos seguem trabalhando de forma ininterrupta para restabelecer o fornecimento de energia aos clientes.

    Últimas