• Moradores da Rua das Tulipas, em Araras, enumeram problemas na região

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Local não possui asfaltamento, iluminação pública, água e falta até rede de esgoto

    06/03/2023 09:08
    Por Helen Salgado

    Moradores da Rua das Tulipas, em Araras, têm enfrentado um verdadeiro desafio todos os dias. O local não possui asfaltamento ou condições mínimas de calçamento, iluminação pública e água. Falta até rede de esgoto. Na região, há cerca de 12 casas, além de outras seis que estão em construção.

    Os problemas não são recentes, de acordo com Jonatan Beck. Segundo o morador do bairro, as tentativas para conseguir viver dignamente na região vêm de anos. Em setembro do ano passado, os moradores da rua fizeram um ofício solicitando à Prefeitura a iluminação pública. No entanto, mesmo após muita insistência, o pedido da comunidade não foi atendido.

    Enquanto isso, no breu em que a rua fica à noite, os moradores sofrem com furtos e arrombamentos nas residências, assim como movimentos suspeitos. Os moradores relatam também a presença de inúmeros veículos que usufruem da escuridão do local para o uso de drogas e prática de atos sexuais.

    Quando amanhece, é possível encontrar preservativos usados e lixos diversos espalhados pelo chão. O problema causa constrangimento e gera comentários entre a ida e vinda das crianças à escola.

    No documento enviado à Secretaria de Obras diz que, no dia 26 de agosto de 2022, foi solicitado à Enel a extensão da rede baixa para iluminação pública para, posteriormente, protocolar um outro pedido à Prefeitura solicitando o serviço de iluminação. No entanto, o ofício diz que a Enel recusou o recebimento do ofício e informou que cabe à Prefeitura o pedido da instalação da rede baixa no local. Por fim, os moradores pedem a averiguação para solução do impasse e maior atenção aos problemas expostos no documento.  

    Problemas com o calçamento da rua

    Já sobre os problemas do calçamento, quando chove, os moradores enfrentam o acúmulo de água descendo pela rua que, com a terra, vira lama. Com isso, os grandes buracos se tornam invisíveis aos motoristas – o que pode causar estragos aos veículos que trafegam pela rua.

    Solicitações que não foram atendidas pela Águas do Imperador

    Os moradores contam somente com a água que vem da nascente, já que, mesmo após inúmeros pedidos, a Águas do Imperador não atende à população. Jonatan diz que está a poucos metros da nova estação de tratamento da companhia, que fica na Rua Domingos José Martins – localizada em frente à Chevrolet Tec Auto na BR-040.

    Jonatan lembra também que não há esgoto na rua e que, cada morador, recorre como pode. “As casas tem que fazer fossas, sumidouros, biodigestor, etc, mas sempre dá problema e entope”, explica.

    Ele ainda diz que a questão da água na região é ainda mais complicada, já que em época de seca, os moradores precisam comprar pipa d’água. “Agora, como tem chovido temos água, mas se não chove, o problema é gigantesco”, conta.

    Procurada, a Prefeitura de Petrópolis informou que a Secretaria de Segurança, Serviços e Ordem Pública (SSOP) vai ao local fazer uma vistoria.

    Já a Águas do Imperador não deu resposta até o fechamento da matéria.

    Últimas