• Moradores da Posse sofrem com acúmulo de lixo na região

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/07/2023 12:33
    Por Helen Salgado

    Os moradores dos distritos mais afastados do Centro Histórico têm sofrido com a falta de coleta de lixo. Nas ruas da Posse, por exemplo, é possível perceber lixeiras cheias e a sujeira se espalhando pelo chão.

    As caçambas lotadas já são cenários frequentes para os moradores da Posse e do Brejal. De acordo com uma frequentadora das regiões, que preferiu não se identificar, os locais que mais sofrem com a falta da coleta de lixo é a Rodovia Bianor Esteves, Estrada do Brejal e a Estrada União e Industria, entre a rotatória da Posse, sentido Areal.

    Ainda segundo relatos da frequentadora, o problema tem sido recorrente há cerca de um mês. “Que eu notei, no tempo de duas semanas, o caminhão passou uma vez só”, relata.

    Passando pela Posse, próximo a uma das lixeiras, a moradora conseguiu ver até ratos no local. No Brejal, a situação é a mesma, segundo ela. “O Brejal tem se tornado um destino turístico muito forte em Petrópolis e passa pelo centro do distrito da Posse. O Brejal é conhecido pela área verde, muita natureza, tem um horto enorme e lindo lá.
    E as lixeiras de lá estão do mesmo jeito. Lixo espalhado pelo chão. Até sexta-feira (28) estava assim”, conta.

    Procurada, a Comdep informou que, desde que assumiu a coleta do lixo no município, no dia 19 de julho, vem trabalhando para tentar regularizar e melhorar o serviço. Medidas como regime de hora extra e aumento na quantidade de material recolhido por dia foram adotadas para regularizar a coleta de lixo em Petrópolis, já que, no dia 19, foi constatado um grande acúmulo de resíduos pela cidade, deixado pela empresa que prestava o serviço até então.

    A Comdep acrescentou também que os dias e horários das coletas não vinham sendo cumpridos pela empresa anterior no fim do contrato, o que fez com que a população deixasse de fazer o descarte no dia e horário certos. A Comdep planeja um trabalho educativo nos bairros informando os dias e horários da coleta. O objetivo é que os moradores voltem a fazer o descarte momentos antes da coleta.

    Foi informado que casos pontuais (trazidos pela população e pela imprensa) estão sendo levados ao setor responsável, para que um caminhão seja enviado ao local.

    Últimas