• Moradores da Fazenda Nogueira ficam até 60h sem energia e cobram da Enel solução definitiva

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/02/2022 05:00
    Por Vinícius Ferreira

    No último fim de semana, os temporais voltaram a trazer transtornos em diferentes pontos da cidade. O vento forte provocou, segundo a Defesa Civil, 16 quedas de árvores. A consequência foram bairros que ficaram horas sem energia elétrica e serviços como internet, sendo os mais prejudicados Correas, Itaipava e Araras. Em Nogueira, moradores da Fazenda Nogueira relataram um total de quase 60h sem o abastecimento de energia. Um problema que, segundo eles, é constante, ocasionado pela falta do serviço regular de poda de árvores.

    “Os moradores estão sendo obrigados a enfrentar, de forma rotineira, os problemas ocasionados pela interrupção no fornecimento de energia elétrica. Parte dos cabos de energia, que abastece algumas localidades do bairro, passam por ruas e avenidas com árvores sem cortes e podas, que durante os ventos acabam por romper ou desligar o sistema”, relata o jornalista Ricardo Batista.

    No episódio mais recente, os moradores chegaram a ficar até 60h sem o fornecimento de energia. “A queda aconteceu no sábado (29), por volta de 13h e só voltou a ter energia na segunda-feira (31) à noite, por volta de 23h. Na terça-feira (1), houve nova queda de energia, deixando quase 40 famílias sem eletricidade até às 15h de quarta-feira (2)”, informa Ricardo.

    No período, perdas acumuladas de alimentos, danos a equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos. “Eu fui para o Rio de Janeiro no sábado e voltei no domingo (30), então perdi muita coisa que estava na geladeira. Agora, imagina quase 40 famílias nesse período todo do fim de semana. Fora que prejudicou o comércio e também muitas das pessoas que hoje estão no home office”, destaca.

    Segundo o morador, já foi solicitado à concessionária responsável pelo abastecimento de energia elétrica, a Enel, soluções definitivas para o problema, como a extensão de rede e a poda regular das árvores. “Na região existem vias alternativas para distribuição da energia nas residências. Falta interesse da distribuidora querer resolver o problema, de forma definitiva”.

    A Tribuna de Petrópolis questionou a concessionária sobre o problema relatado pelos moradores da localidade de Nogueira, bem como a sobre a solução para as quedas de energia,

    Em resposta a Enel Rio informou que “que a queda de árvores e galhos sobre a rede elétrica, provocados pelas chuvas nos últimos dias, ocasionou desarmes na rede que atende os moradores da Fazenda Nogueira. A companhia informa que já preparou um cronograma de podas preventivas que será iniciado na segunda quinzena de fevereiro”.

    * Matéria atualizada às 11h22 para inclusão do posicionamento da Enel Rio.

    Últimas