• Monsenhor José Maria será ordenado bispo neste sábado, na Catedral

  • 09/abr 15:32
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação/Diocese de Petrópolis

    A Ordenação Episcopal de Monsenhor José Maria Pereira será realizada neste sábado (12), às 9h, na Catedral de São Pedro de Alcântara, tendo como ordenante o Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, e co-ordenantes Dom Joel Portella Amado, Bispo Diocesano de Petrópolis, e Dom Gilson Andrade Silva, Bispo Diocesano de Nova Iguaçu e Presidente do Regional Leste 1 da CNBB.

    Monsenhor José Maria adotará o lema episcopal Veni Ministrare (Vim para servir) (cf. Mc 10,45).

    A nomeação de Monsenhor José Maria pelo Papa Francisco aconteceu no dia 25 de fevereiro, sendo eleito Bispo Titular de Sigus e Auxiliar da Arquidiocese São Sebastião do Rio de Janeiro. A sua apresentação na Arquidiocese do Rio está marcada para o dia 10 de maio, às 8h30, na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro.

    Monsenhor José Maria Pereira é o terceiro padre da Diocese de Petrópolis a ser nomeado bispo, sendo que o primeiro foi Dom Paulo Machado, bispo de Uberlândia, Minas Gerais, e Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu. Os três foram reitores do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino.

    Sobre Monsenhor José Maria Pereira

    Monsenhor José Maria Pereira nasceu em 2 de março de 1958, na cidade de Nossa Senhora dos Remédios, Minas Gerais, onde iniciou sua caminhada na Igreja, tendo como exemplo o sacerdote local, Padre Egydio Geraldo Reis (16/10/1923 – 08/01/1990). Ele foi ordenado sacerdote no dia 7 de dezembro de 1986, pelo então bispo diocesano, Dom José Fernandes Veloso (1916-2006).

    Ao comentar sobre sua vocação, Monsenhor José Maria afirma que é uma graça que Deus lhe concedeu de ter uma família cristã. Ainda criança, com apenas 15 anos, como conta, sentiu o desejo de servir a Igreja e pediu aos pais para ir para o Seminário. Na época ele não teve permissão, por ser o mais velho dos irmãos. Aos 17 anos deixou a cidade Nossa Senhora dos Remédios e foi para o Rio de Janeiro em busca de um trabalho.

    Durante o período que trabalhou no Rio, participou de encontros no Seminário Diocesano de Petrópolis e com 19 anos, no ano de 1978 deixou tudo e entrou para o Seminário. No Seminário, ele cursou três anos de Ensino Médio, dois anos de Filosofia e quatro anos de Teologia. Ao final da Teologia, foi ordenado diácono, e em 1986, na Catedral de Petrópolis, ordenado sacerdote.

    Desde a sua ordenação, Monsenhor José Maria se dedicou ao Seminário Diocesano. Ele foi vice-reitor, reitor e diretor espiritual por 14 anos. Foi diretor do Ensino Médio do Seminário, obra iniciada quando foi reitor do Seminário. Monsenhor exerceu outras funções como vigário e administrador paroquial, mas nunca deixando o Seminário sem assistência.

    Ele foi reitor da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e exerceu seu ministério sacerdotal por algumas paróquias como Pároco de São José de Itaipava; São José, em São José do Vale do Rio Preto; Imaculada Conceição, em Bemposta; Nossa Senhora de Fátima, em Itaipava. Atualmente, além do cargo de Vigário Geral, é juiz do Tribunal Eclesiástico da Diocese e Pároco de São José do Itamarati.

    Durante um breve período, com a transferência do então bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB, para a Arquidiocese de Fortaleza, Monsenhor José Maria foi Administrador Diocesano até a posse do atual bispo diocesano, Dom Joel, no dia 9 de março. Como Administrador Diocesano, com o mesmo espírito sacerdotal e missionário, se fez presente em todos os cantos da Diocese, com um único objetivo, confirmar a presença da Igreja em todos os ambientes.

    Monsenhor José Maria Pereira há mais de 10 anos publica a homilia de cada domingo no site Presbíteros, no jornal Tribuna de Petrópolis e no site da Diocese de Petrópolis.

    Leia também sobre Petrópolis e região:

    Últimas