• Monsenhor José Maria Pereira é eleito Administrador Diocesano

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/12/2023 14:46
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Monsenhor José Maria Pereira, de 65 anos, Pároco de São José do Itamarati, foi eleito Administrador Diocesano, durante reunião do Conselho de Consultores, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (18), no Mosteiro da Virgem.

    “A Diocese de Petrópolis tem um calendário de atividades que será e deve ser cumprido por todos”, afirmou o Administrador Diocesano, lembrando ainda que a Diocese vive o Ano da Fé, com o ícone peregrinando pelas paróquias.

    Monsenhor José Maria tomou posse logo após a eleição, fazendo a Profissão de Fé, na capela do Mosteiro, e em seguida, assinando a ata e o termo de posse e compromisso. Ele fica no cargo até a posse do novo bispo diocesano, que deve acontecer nos próximos meses, com escolha realizada pelo Papa Francisco.

    Monsenhor José Maria ficará no cargo até a escolha do próximo bispo diocesano.
    Foto: Divulgação/Diocese de Petrópolis

    Monsenhor José Maria Pereira nasceu em 2 de março de 1958, na cidade de Nossa Senhora dos Remédios, Minas Gerais. Foi ordenado sacerdote no dia 7 de dezembro de 1986, e no início de seu ministério foi vice-reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, do qual foi reitor anos mais tarde.

    Também foi reitor da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e atualmente é juiz do Tribunal Eclesiástico da Diocese de Petrópolis. Atualmente, é Pároco de São José do Itamarati e, com a morte de Monsenhor Paulo Daher, em 2019, foi nomeado pelo então bispo diocesano, atual Arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, OSB, Vigário Geral da Diocese, exercendo esta função até outubro.

    O Administrador Diocesano é eleito pelo Colégio de Consultores quando não há bispo para exercer o governo episcopal. O Administrador, além de exercer as funções administrativas e pastorais, tem por obrigação preparar a Diocese para receber o próximo bispo.

    Na Diocese de Petrópolis, o Conselho de Consultores é formado por sete sacerdotes: Monsenhor José Maria, Pe. Ernande Nascimento, Pe. Jorge Luiz Pacheco de Medeiros, Pe. José Celestino Coelho, Pe. Leonardo Tassinari, Pe. Luiz Henrique Veridiano da Silva e Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa. Eles se reuniram no Mosteiro da Virgem e, depois de um momento de oração e estudo, realizaram a escolha do novo administrador.

    Últimas