Moda plus size ganha destaque no mercado petropolitano
O mercado da moda Plus Size é um dos que mais cresce no Brasil. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), esse segmento cresce 6% anualmente e movimenta cerca de R$ 5 bilhões. Esse percentual corresponde à cerca de 300 lojas físicas e aproximadamente 60 virtuais. A expectativa, segundo a associação, é de um crescimento de, pelo menos, 10% ao ano.
Voltado para o público que veste acima do número 44, o plus size também ganha espaço no mercado petropolitano. Atualmente, além de lojas físicas estabelecidas nos polos de moda, a cidade ainda conta com produções locais (dentro desse segmento), com peças exclusivas para o público feminino.
Pensando em atender a demanda e atentos às mudanças no mercado, os proprietários da marca Toda Prosa decidiram investir no segmento plus size. Trabalhando há mais de 15 anos no ramo da moda, eles investiram nesse segmento, principalmente, devido aos pedidos das clientes, surgindo assim o Toda Prosa Plus.
Segundo a estilista da marca, Maria Rita Ramos, a ideia inicial era fornecer roupas para mulheres com curvas mais acentuadas. Porém, com a demanda do mercado plus size e seu crescimento constante, os profissionais investiram em tendências e novidades. “Nossa pesquisa é feita com base em revistas, sites e book nacionais e internacionais. A coleção é escolhida tendo como referência o que há de mais moderno e fashion no mundo da moda”.
Os tecidos para compor as coleções são escolhidos sempre pensando no corpo da mulher que está acima do peso. Geralmente são os materiais que possuem bom caimento e que sejam confortáveis, com o objetivo de não marcar muito o corpo. “As estampas e cores são escolhidas estrategicamente, de forma que não engordem ainda mais, visualmente, o corpo da mulher. Temos como referência para a produção de peças tecidos como viscose e malha”, revela a estilista.
Além de peças confortáveis, é fundamental que estejam na moda. Por isso, a cada ano as coleções se renovam e trazem para as clientes o que há de mais fashion e exclusivo no mercado. Para a coleção primavera/verão, os responsáveis pela marca apostaram em peças com estampas florais, listras e detalhes geométricos, abstratos e aquele que promete ser o hit da estação: o preto e branco. “Todas as peças são produzidas para valorizar o corpo da mulher brasileira plus”, explica Maria Rita.
“Descobrir essa parte do mercado foi primordial para as confecções, mas também para as clientes, que se sentiam carentes de não encontrar no mundo da moda um segmento que as representasse. Para nós é fundamental poder fazer do sonho de muitas mulheres que se descobriram como deusas e se amam do jeito que são. Isso nós dá muita felicidade e motivação para continuar criando cada vez mais para esse público”, conclui a estilista.