Mobilidade em Itaipava custaria R$ 40 milhões
E o Conselho Municipal de Cidade se reuniu esta semana com um pauta extensa com assuntos desde a revitalização dos parques públicos até a mobilidade urbana. E foi apresentado uma parte do estudo da Coppe/UFRJ sobre mobilidade (mais um e perdemos as contas de quantos foram em pelo menos 20 anos) que vem sendo realizado na cidade. O objetivo do estudo, nas palavras da prefeitura ‘é buscar soluções para os principais gargalos do trânsito, além de medidas para melhorar o transporte público”. Um dos locais mais complicados é Itaipava e, segundo a Coppe, tem solução. Mas, o complicado é o valor: precisaria de pelo menos R$ 40 milhões para obras e outras intervenções. Porém, no que dá para entender, será feito primeiro Centro e arredores.
Representante dos empresários
E tem uma ala de empresários da cidade que tomou um fartão de apoiar este ou aquele candidato a prefeito entre os que são políticos profissionais. O que se fala nos bastidores é não ter intermediários e eleger alguém do meio. Um dos nomes cotados é do presidente do Sicomércio e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.
Inveja
O governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, está destinando R$ 274 milhões para asfaltado somente em Campos Elíseos, segundo distrito de Caxias. É asfalto que não acaba mais. Mas, pelo menos lá, é acompanhado de drenagem.
Estrada do Caetitu
Um leitor da coluna mandou mensagem para a gente sobre a pavimentação da Estrada do Caetitu, que liga Carangola a Corrêas. E a dúvida é pertinente: se existe projeto para criação de uma Área de Proteção Ambiental naquele terreno em que a prefeitura queria, mas já sabe que não pode construir casas, porque uma pavimentação ali? E mais: nesta pavimentação, estariam estreitando a via de seis para quatro metros?
Tá de brincadeira
Mas, vejam que ideia ma-ra-vi-lho-sa! O vereador Fred Procópio teve aprovada indicação em que propõe a colocação de bicicletários nos terminais de transbordo de ônibus. E aí ficamos pensando: o cliclista chega de bicicleta aos terminais trafegando em que ciclofaixa se a gente NÃO tem isso na cidade?
Concorrência
A gente falou aqui da repaginação da Rua 16 de Março, anunciada pela prefeitura – não que ela não mereça – mas pontuamos que é preciso uma atenção maior é para a Rua Teresa, afinal, foi dos locais mais afetados pelas enchentes de 2022. E um dos problemas ali é a concorrência com outros polos de compras. Por exemplo, a Feirinha de Itaipava que leva uma enorme vantagem sobre a Rua Teresa. Na Feirinha o estacionamento é gratuito enquanto na Rua Teresa são R$ 3,90 por hora.
Contagem
E Petrópolis está há 96 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Menos um
E se o pessoal tava cabreiro com a chance de Vinicius Farah vir candidato a prefeito aqui pode respirar aliviado. Hoje secretário de Desenvolvimento Econômico de Castro, mas personagem da inveja do petropoliano com a cidade de Três Rios e a transformação nos negócios da cidade vizinha, Farah deve concorrer a prefeito de sua cidade natal. Inclusive, por conta disso, pega fogo a disputa em terras trirrienses.
Não sei, não…
E o vereador Hingo Hammes colocou mesmo o bloco na rua e realiza reuniões com segmentos lançando seu nome como candidato a prefeito. E não apenas isso, mas como recolhe informações e dados para a montagem de seu plano de governo. Leva do lado o colega vereador Fred Procópio que ‘faz parte do projeto’. Será?
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br