• MMA inclui novos municípios em lista de monitoramento e controle do desmatamento

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/01/2021 14:06
    Por Agência Brasil

    O Ministério do Meio Ambiente incluiu novas localidades na lista de municípios prioritários para ações de prevenção, monitoramento e controle do desmatamento no Bioma Amazônia.

    De acordo com a portaria publicada nesta quarta-feira (13) no Diário Oficial da União foram incluídos os municípios de Feijó e Sena Madureira, no estado do Acre, de Humaitá, no estado do Amazonas, os municípios de Jacareacanga, Medicilândia, Rurópolis e Trairão, no estado do Pará, e Rorainópolis, no estado de Roraima.

    No texto, há também o retorno da cidade de Peixoto e Azevedo da lista de monitoramento e controle do desmatamento para a lista de ação prioritária para a prevenção do desmatamento. E Rondon do Pará, passa a integrar a lista de municípios com desmatamento monitorado.

    Essas duas listas, criadas por decreto em 2007, estabelecem que cidades da Amazonia Legal que tenham aumento da taxa de desmatamento em 3 dos últimos 5 anos entrem na lista de municípios para ações de prevenção, monitoramento e controle do desmatamento. As cidades que estão nesta lista sofrem sanções como restrição de crédito rural a produtores, por exemplo.

    Para serem incluídos na outra lista, a de cidades com desmatamento e controle monitorado, os municípios precisam manter a taxa de desmatamento anual abaixo do limite estabelecido em portaria do Ministério do Meio Ambiente, e os municípios dessa lista deixam de sofrer sanções.

    Essas listas são atualizadas periodicamente de acordo com fiscalização por meio de satélites do Inpe e de ações do Incra e do Ibama.

    Últimas