• Missas de Quarta-feira de Cinzas marcam o início do Quaresma

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/03/2019 18:05

    A quarta-feira em Petrópolis foi de reflexão para muitos fiéis. As missas, que comemoram a data voltada à oração e à reflexão, tiveram início já pela manhã e se estendem até a noite, quando, às 19h30, acontece a última celebração na Catedral de São Pedro de Alcântara.

    O dia de cinzas é o primeiro dia da quaresma, período em que os católicos se dedicam à penitência em preparação para a Páscoa. A data é lembrada como período propício para a mudança de vida, a conversão, o olhar pra dentro de si, com o objetivo de evoluir e estar nos preceitos do divino. “É algo importante pelo que Cristo representa pra nós. Um período em que podemos rever e procurar estar mais perto do Senhor”, relatam os fiéis. 

    “Neste período voltamos o nosso olhar para Deus sabendo que estamos caminhando para a vitória da páscoa. E enquanto caminhamos precisamos nos libertar de muitos apegos como egoismo e tantos outros vícios”, relata Pedro Paulo de Carvalho, vigário paroquial da Catedral São Pedro de Alcântara. 

    Durante as missas, os fiéis recebem cinzas que justificam o momento que vão viver. Elas representam a premissa de que do pó viemos e ao pó retornaremos. “É uma tomada de consciência da nossa própria verdade, a verdade da nossa existência”, diz o vigário. 

    Leia também: Rodovias federais do RJ tiveram 57 acidentes com seis mortes durante Carnaval  


    Últimas