• Missas com público voltam a ser celebradas no Rio em julho

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/06/2020 17:00

    As atividades religiosas nas mais de 280 igrejas do Rio serão reiniciadas a partir do 4 de julho. O anúncio foi feito hoje (19) pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e vale para missas, orações e demais celebrações que estão sendo realizadas via internet e sem a presença de público desde 20 de março. 

    Leia também: Lá vem ele: inverno no Hemisfério Sul começa neste sábado 

    A decisão da Arquidiocese naquele momento de não permitir a presença de fiéis nas paróquias e capelas era para evitar  aglomerações e para conter a propagação da covid-19.

    O arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, informou que a Arquidiocese respeita as normas estabelecidas pelas autoridades e, para decidir sobre o retorno das atividades religiosas, consultou infectologistas e outros profissionais de saúde ligados à igreja católica. 

    “A nossa Arquidiocese, depois de consultar os vigários episcopais, bispos auxiliares, médicos, pessoas especializadas em pandemia e em infectologia e depois de consultar também os vários gráficos do que acontece na cidade, resolveu, a partir do primeiro fim de semana de julho, retomar as missas presenciais com todas as orientações de distanciamento, de higienização e uso de máscaras”, afirmou.

    Protocolos

    Com o anúncio, a Arquidiocese divulgou novamente o documento que tinha apresentado no dia 7 de junho, em que dá orientações sobre todos os protocolos a serem seguidos. 

    Há a recomendação para que, nas celebrações, não se deve esquecer das pessoas mais idosas e com comorbidades, que precisam de cuidado especial. Neste caso, devem continuar as celebrações virtuais.

    “Não existe empecilho legal, já que o Tribunal de Justiça do Estado validou os decretos estadual e municipal [sobre a retomada das atividades], então, nós, a partir dos dias 4 e 5 de julho retomamos as celebrações com todas as providências e cautelas”, finalizou o arcebispo.

    Últimas