• Missa em homenagem ao aniversário de Frei Moser

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/08/2016 07:00

    Caso estivesse vivo, Frei Antônio Moser completaria 77 anos nesta segunda-feira. Para celebrar a data, será realizada, no mesmo dia, às 19h, na Capela da Imaculada Conceição, uma missa em homenagem ao Frei, que sempre foi um apaixonado pelas comemorações de aniversário. O evento serve ainda para que os amigos que conviveram com ele possam relembrar todos os momentos especiais vivenciados durante anos de convivência.

    Frei Antônio Moser nasceu em Gaspar, Santa Catarina, no dia 29 de agosto de 1939, fruto da união de Elisabeth e Ângelo Moser. Em dezembro de 1959, vestiu o hábito franciscano e foi ordenado sacerdote no dia 15 de dezembro de 1965, comemorando os 50 anos de sacerdócio em 2015.

    Considerado um dos mais importantes teólogos do mundo, em 2015 foi convidado pelo Papa Francisco a participar da XIV Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos realizada na cidade do Vaticano, em Roma. O encontro reuniu 270 pessoas de todo o mundo, entre bispos e assessores desses, onze brasileiros. Ele fez parte da Secretaria Especial, com dois cardeais, quatro bispos e quatro leigos.

    Frei Moser estudou Filosofia e Teologia em Petrópolis/RJ, em seguida cursou a licenciatura em Teologia em Lyon, França, e doutorou-se em Teologia, com especialização em Moral, na Academia Alfonsianum, Roma, com a tese doutoral: “O compromisso do cristão com o mundo na teologia de M.D. Chenu”, obtendo Summa cum laude.

    Durante 10 anos lecionou Teologia Patrística, foi professor na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, lecionando na graduação e na pós-graduação, além de ter passagem como professor convidado na Universidade Católica de Lisboa/Portugal e na Universidade de Berkeley/ Califórnia. É autor de 27 livros, vários deles traduzidos para outras línguas. Participou como coautor e colaborador de inúmeros títulos e publicou incontáveis artigos espalhados por revistas nacionais e internacionais.

    Construiu quinze comunidades de fé, algumas na Baixada Fluminense e outras em Petrópolis, era diretor-presidente da Editora Vozes, Diretor do Centro Educacional Terra Santa, professor de Teologia Moral e Bioética no Instituto Teológico Franciscano, Pároco da Igreja de Santa Clara, além de conferencista no Brasil e no exterior.

    Sua morte pegou a todos de surpresa. Ele faleceu no dia 09 de março em decorrência de uma tentativa de assalto na Rodovia Washington Luiz e, desde sua morte, recebeu diversas homenagens.

    A Capela da Imaculada Conceição fica localizada ao lado do Centro Educacional Terra Santa, na Rua Monsenhor Bacelar, nº 590, Valparaíso.

    Últimas