Ministérios públicos cobram da Prefeitura implantação de protocolos de atendimento para Covid-19
Os ministérios públicos Federal e Estadual estão cobrando da Prefeitura a implantação de protocolos de atendimento dos pacientes e acesso aos leitos de Covid-19. O assunto foi debatido em reunião semanal realizada na quarta-feira (12) entre os procuradores e representantes do governo municipal. O município tem cinco dias para apresentar as informações.
No encontro, representantes da Prefeitura informaram que irão se reunir com a Central de Regulação, infectologistas da rede e coordenadores médicos e administrativos das unidades de saúde para tratar do protocolo. Serão dois documentos: um de manejo clinico da Covid, em especial sobre as internações e exames de imagens, e outro de acesso ao leitos, com foco nas dificuldades de internação de pacientes recuperados do coronavírus em leitos não-Covid.
Os representantes da Prefeitura informaram também que um profissional de saúde será identificado como sentinela e atuará em cada um dos pontos de apoio ao atendimento de pacientes com suspeitas ou confirmação do novo coronavírus. Segundo eles, esses profissionais farão a fiscalização das rotinas e dos fluxos referentes à Covid-19.
Os procuradores também solicitaram à Prefeitura que apresente em cinco dias informações sobre as medidas adotadas para a implementação de comunicação direta das UPAs (Centro e Itaipava) para os postos de saúde referentes aos pacientes que apresentam síndrome gripal.
Leia também: Saúde confirma mais duas mortes por covid-19: mais de 18,8 mil testes foram feitos até agora