Ministério da Infraestrutura estuda instalação de pedágio na BR-495, em Itaipava
O Ministério da Infraestrutura confirmou que estuda a eventual instalação e localização de praça de pedágio na BR-495, a Estrada Philuvio Cerqueira Rodrigues, que liga Petrópolis a Teresópolis. A rodovia está incluída no pacote da nova concessão da BR-040 (no trecho entre o Rio de Janeiro e Juiz de Fora – MG). Os estudos para elaboração do edital de licitação estão em andamento e a previsão, segundo o ministério, é que estejam concluídos em fevereiro.
Após a conclusão dessa etapa, os estudos serão submetidos a audiências públicas que vão colher contribuições para a elaboração final do edital. De acordo com o Ministério da Infraestrutura, o edital deverá ser lançado entre os meses de agosto e outubro e a licitação está prevista para o quarto trimestre. Se todo o processo for concluído dentro dos prazos legais, a nova concessionária deve administrar as duas rodovias em 2021, ano em que se encerra a concessão da Concer.
Segundo o presidente da associação de moradores de Itaipava (Novamonsanta), Jorge de Button, a ideia de incluir a BR-495 na concessão da BR-040 partiu do próprio ministério. “Incluíram trechos novos também na licitação da Dutra que vai acontecer este ano. O que é preciso ressaltar é que tudo ainda está em estudo e não podemos afirmar se vão ou não instalar pedágio na BR-495. Isso não está claro e nem foi dito por ninguém”, frisou.
Esta semana, a Novamonsanta e o Instituto Pró-Grestão Participativa (IPGpar) realizaram um encontro no auditório do Serratec, no Quitandinha, para falar sobre a concessão da BR-040. O objetivo, segundo Jorge, é mobilizar a sociedade civil a participar das audiências públicas que serão promovidas pelo governo federal. “Será o momento em que a população poderá apresentar sugestões para o edital e para isso a sociedade precisa estar preparada. As discussões antes das audiências são importantes para que todos já comecem a pensar em ideias para a nova concessão”, disse Jorge de Button.
A BR-495 não é privatizada e a sua manutenção é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit). A rodovia começa próximo ao Terminal de Itaipava e segue até Teresópolis, totalizando 34 km. Em 2018, a BR-495 foi considerada uma das piores do Estado do Rio de Janeiro, conforme pesquisa da Confederação Nacional de Transportes (CNT). A falta de acostamento, o traçado sinuoso e as péssimas condições da pista foram alguns dos problemas apontados no levantamento.
Entre 2015 e 2017, a rodovia passou por intervenções pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte, que fez também a recuperação de quatro pontes ao longo da BR-495.