• Milícias apoiadas pelo Irã lançam nova onda de ataques enquanto os EUA apoiam Israel

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/10/2023 18:15
    Por Dow Jones Newswires / Estadão

    O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, alertou nesta terça-feira, 24, que Washington reagiria “rápida e decisivamente” se o Irã ou suas forças por procuração atacassem o pessoal dos EUA, depois que Teerã aumentou o risco de um conflito maior no Oriente Médio nos últimos dias, ao libertar as milícias regionais que passou anos armando.

    Durante mais de seis meses, estes grupos de milícias apoiados pelo Irã abstiveram-se de lançar drones ou foguetes contra as tropas americanas no Iraque e na Síria, como parte do que parecia ser uma trégua não declarada entre Teerã e Washington. Isso teve um fim abrupto quando autoridades dos EUA disseram que grupos apoiados pelo Irã lançaram 10 ataques de drones e foguetes contra bases que as tropas dos EUA usam no Iraque e outros três numa base dos EUA no sudeste da Síria.

    No Iêmen, os Houthis apoiados pelo Irã, também dispararam cinco mísseis de cruzeiro fornecidos e lançaram cerca de 30 drones contra Israel, num ataque que foi maior do que o inicialmente descrito pelo Pentágono, disseram autoridades americanas. Em meio à onda de ataques às forças dos EUA, o Pentágono implantou quase uma dúzia de sistemas de defesa aérea em países do Oriente Médio antes da esperada invasão terrestre de Gaza por Israel, transferindo lançadores de mísseis para o Iraque, a Síria e o Golfo.

    A nova onda de ataques de milícias serve vários propósitos para Teerã, na opinião dos analistas regionais. A curto prazo, dizem, o Irã está a tentar pressionar os EUA para encorajar Israel a adiar a sua incursão terrestre em Gaza. Isso ajudaria o Hamas, que há muito se beneficia de armas, treinamento e apoio financeiro iranianos, e seria uma vitória para “todo o eixo de resistência” liderado por Teerã, avalia Kenneth Pollack, ex-analista da CIA que agora está no comando.

    “Eles querem que estes grupos não apenas ataquem Israel, mas que nos ataquem para estabelecer uma ligação entre nós e os israelenses”, acrescentou. “Quanto mais conseguem fazer isso, mais dificultam a reconciliação dos Estados árabes com Israel e a continuação da manutenção destas relações estreitas conosco”, avalia.

    Últimas