• Mesmo com orientação da Saúde, protocolo de vacinação volta a ser desrespeitado em ponto de apoio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/04/2021 15:03
    Por Luana Motta

    Circula nas redes sociais um vídeo gravado, há cerca de duas semanas, no ponto de apoio a vacinação montado na UCP do Bingen. As imagens mostram uma técnica de enfermagem retirando a seringa, já com o líquido da vacina, de dentro de uma caixa térmica e entregando a uma segunda técnica de enfermagem que aplica a injeção em uma idosa que está em pé aguardando, sem mostrá-la como todo o procedimento foi feito. Embora haja um protocolo de transparência à população na aplicação das doses, os procedimentos não foram observados. A Prefeitura confirma que as imagens do vídeo não seguem os procedimentos que são determinados pela Secretaria de Saúde, mas informou que foi constatado que não houve dolo no ato da técnica de enfermagem.

    Leia também: Técnica de enfermagem que aplicou ‘vacina de vento’ continua afastada das funções

    O protocolo foi criado após uma técnica de enfermagem aplicar uma seringa vazia em uma idosa, no ponto de apoio da UCP do Centro, em fevereiro. O caso chegou a ser investigado pela Polícia Civil, mas nesta semana, foi solicitado o arquivamento do processo. A Polícia Civil disse que não foi constatado indícios de má fé na ação da técnica de enfermagem.

    O protocolo consiste na abertura da seringa e aspiração do imunizante na frente da pessoa a ser vacinada, de forma a permitir o acompanhamento de todo o processo, da aspiração até a aplicação. Para evitar que ocorram novas falhas como na aplicação da “vacina de vento”.

    Neste novo vídeo, é possível ver uma técnica de enfermagem fazendo o procedimento correto aspirando uma dose da vacina na frente das pessoas que estão na fila aguardando. Em seguida, ela abre a caixa térmica pega uma segunda injeção já preparada, com o líquido da vacina dentro, e entrega a segunda técnica de enfermagem que aplica a dose. O caso levantou dúvidas sobre o afrouxamento dos protocolos de vacinação no município. Lembrando que a pessoa a ser vacinada ou seu acompanhante podem filmar ou tirar fotos de todos os momentos da execução do protocolo e aplicação da dose.

    Leia também: Polícia Civil pede arquivamento do inquérito que investigava a aplicação da ‘vacina de vento’ em Petrópolis

    De acordo com a Secretaria de Saúde, a caixa térmica que aparece nas imagens continha apenas as vacinas e a técnica de enfermagem, ao encher uma seringa e utilizar a outra, recém abastecida com o imunizante, buscava agilizar o atendimento, em função da fila de espera. A Secretaria disse ainda que vem investindo no treinamento de pessoal, já reforçou as orientações junto às equipes para evitar qualquer erro de procedimento, buscando sempre manter total transparência em todo o processo. 

    Últimas