• Mesmo com fim da pandemia, vereadores continuam com sessão remota

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/09/2022 02:19

    As sessões remotas foram adotadas na Câmara dos Vereadores na pandemia da covid-19. Assim, os vereadores participavam, inclusive das votações, de onde estivessem. Passados dois anos e meio e o arrefecimento da pandemia, tudo voltou à normalidade para o trabalhador comum: é bater ponto na firma. Mas, para os vereadores, continua a possibilidade de participar de forma online das sessões e olha que são apenas três por semana. No início da sessão de quarta-feira, 10 vereadores não estavam em plenário. E deu-se polêmica com os que estavam, principalmente entre os que são candidatos a deputado, mas estão comparecendo ao plenário.

    Exemplo vem de cima

    Mas, não é prerrogativa apenas dos vereadores de Petrópolis. Outras casas também adotam a mesma medida e o exemplo vem de cima: na Câmara dos Deputados, a mesa diretora prorrogou até 30 de setembro o registro de presença nas sessões que estão ocorrendo às segundas e sextas-feiras. Isso para facilitar a vida dos 497 do total de 513 deputados federais que são candidatos na eleição de outubro.

    Hoje, às 10h, o diretor do Museu Imperial, Maurício Ferreira, faz a palestra de abertura da 16ª Primavera dos Museus falando sobre o tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”. O evento, com entrada franca, acontece na Sala de Exposições do Pavilhão das Viaturas do Museu.

    Espertinho

    A gente cobrou aqui que a prefeitura divulgue onde serão aplicados o asfalto e a contenção de encostas com verba de R$ 100 milhões em empréstimo do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) programa do governo federal, via Caixa Econômica. Eis que o vereador Fred Procópio mandou nada menos que 100 indicações de ruas a serem asfaltadas com essa verba. Ele pensou assim: vou garantir todas as ruas que puder e as que a prefeitura realmente fizer já ficam na minha conta.

    Bonitão

    Falando em Fred Procópio, que agora ele deu um tapa no visual (e que visual, hein!), os colegas Mauro Peralta e Domingos Protetor, assim como nós, repararam. Mas teceram tantos, mas tantos elogios em uma das últimas sessões que as bochechas de Fred chegaram a queimar. E o vice-presidente ainda alertou: “assim, a gente vai parar nos Partisans”. Ah, mas até a gente ficou corado com os galanteios.

    Mas, já acabou?

    As coisas mudam tão rápido, mas tão rápido no legislativo petropolitano que a gente não consegue acompanhar. O vereador Dudu voltou a ser oposição ao Bomtempo? Alguém sabe dizer por que acabou a lua de mel?

    E os sacos?

    Tem mais de uns dois meses que os bairros que têm a coleta seletiva de lixo feita pelo Comdep não recebem os tais sacos transparentes para separar o material. Mas, só pode colocar o lixo no tal saco transparente. Como que faz gente?

    Decoro

    Olha, o palavreado na Câmara de Vereadores está um primor nos discursos e nas brigas. Tá rolando até palavrão e soco na mesa. Não tem punição para quem falta com o decoro, presidente Hingo Hammes?

    Neste mês de conscientização e prevenção ao suicídio, a professora do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis, Andrea Morelli, lançou o livro: “Um dia podemos ser só lembranças, suicídio e pensamentos suicidas em estudantes de medicina”, publicado pela editora Appris. A obra é uma adaptação da tese de doutorado em educação da autora, que foi indicada e concorreu ao prêmio CAPES de tese 2022. O livro é vendido, de forma física e digital, pela Amazon.

    Mototáxi

    No Rio, o prefeito Eduardo Paes acaba de regulamentar o serviço de mototáxi que operava na informalidade. Aqui, a Câmara de Vereadores já aprovou projeto de lei em primeira discussão, mas a polêmica está formada. Insegurança e propagação de transporte de drogas são alguns dos argumentos de quem é contra. As empresas de ônibus também não estão gostando nadinha. Mas, vale lembrar que o serviço de mototáxi foi descrito no Código de Trânsito Brasileiro desde 2009.

    Ambulantes

    Longe de a gente se meter na vida da prefeitura, mas o comércio ambulante ilegal está vindo de outras cidades, em especial da baixada. É só observar o movimento não apenas na rodoviária, mas como o desembarque em ruas do centro, de vans e kombis, na Paulo Barbosa e adjacentes.

    Melhor ver isso aí

    Longe de a gente se meter na vida da prefeitura, mas convém dar uma fiscalizada se a Força Ambiental, responsável pela coleta de lixo, está cumprindo o acordado. Alguns bairros estão ficando sem coleta em alguns momentos da semana…

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas