MercoSerra: reivindicações são entregues a deputados eleitos pelo Rio de Janeiro
Projetos de melhorias na mobilidade urbana e agilização na reestruturação da BR-040 e da RJ 130 foram alguns dos pedidos feitos pelos prefeitos de Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis a deputados eleitos pelo Rio de Janeiro. O documento com as reivindicações foi entregue durante reunião do MercoSerra, realizada nessa quinta-feira (13) na Bohemia.
“As três cidades estão trabalhando em conjunto para garantir melhorias e recursos para a Região Serrana, um dos polos mais procurados pelos visitantes no Rio de Janeiro. Agradeço o apoio dos integrantes do MercoSerra que estão fortalecendo a integração entre as cidades. É muito bom poder contar com a ajuda dos empresários na busca por recursos e soluções para as demandas das nossas cidades”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.
O prefeito de Teresópolis, Vinícius Claussen, enalteceu o espírito de equipe do MercoSerra. “O caminho é esse. O MercoSerra está em busca de soluções que podem ajudar no crescimento dessa região, que é rica em recursos e mão de obra especializada e que tem tudo para crescer”, contou.
O prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, também destacou o trabalho realizado pelo MercoSerra. “Essa é uma parceria que fortalece os municípios. Todos nós estamos trabalhando juntos, pensando juntos em soluções e atividades em conjunto, graças ao empenho do MercoSerra”.
No documento entregue para os deputados, o MercoSerra chama a atenção da necessidade de auxílio para a resolução de questões importantes para os municípios, como a melhoria na questão da mobilidade urbana em Itaipava, agilização na reestruturação da BR-040, a construção de um Centro de Convenções em Itaipava e o restauro de casas e prédios antigos em Petrópolis. Com relação à Teresópolis, o documento solicita ajuda na viabilização da revitalização da estrada Terê-Fri (RJ 130), contenção de encostas, construção do complexo de cidade da agricultura e nova subida na BR-116. As solicitações de Nova Friburgo levam em conta a necessidade de revitalização de espaços urbanos, conclusão das obras do circuito Serra-Mar, construção de Centro de Convenções e Hospital do Câncer, entre outras.
“São projetos importantes para as três cidades. Os empresários precisam entender o importante papel de cada um deles na recuperação da economia do nosso estado. A união é a solução e vamos continuar lutando por melhorias na nossa região. Esse é só o começo. Vamos solicitar ainda, para os deputados eleitos, auxilio para diminuição na carga tributária”, contou Luiz Fernando Gomes, presidente do MercoSerra.
As solicitações foram bem recebidas pelos deputados. “Parabéns pelo posicionamento e iniciativa. Unidos, poderemos alavancar a economia do nosso Estado e consagrá-lo ainda mais como destino importante para investimentos”, garantiu o deputado estadual Chico Bulhões.
“Fico feliz em participar de um momento como esse, em que os empresários estão se colocando à disposição para ajudar o poder público. Podem contar conosco”, disse o deputado federal Paulo Ganime.
“Essa é mais uma ação do MercoSerra. Fomos a Brasilia e cobramos uma solução para as obras na BR-040 e continuaremos na luta por melhorias por essa região tão atrativa para o nosso Estado. As três cidades somam 675 mil habitantes e o PIB é de 20 bilhões. As três cidades são as mais seguras do Estado e é por isso que vale a pena lutar pelo desenvolvimento econômico da região”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.
Na ocasião, o tenente-coronel da Defesa Civil de Petrópolis, Paulo Renato Vaz, fez uma apresentação do projeto “Defesa Civil nas escolas”. “ O objetivo foi o de mostrar o que nós estamos fazendo na nossa cidade, porque os desastres naturais prejudicam o progresso econômico das cidades e nada melhor do que começar a prevenção desde cedo”, disse Paulo Renato Vaz. No final do evento, os prefeitos de Nova Friburgo e Teresópolis solicitaram mais informações sobre o projeto com a intenção de levar a ideia para as escolas das cidades serranas.
Sobre o MercoSerra:
Retomado em 2017 após a união de empresários e representantes do poder público, o MercoSerra está se consolidando como uma ferramenta importante de fomento da economia na região serrana, mais especificamente nas cidades que compõem a entidade: Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Um plano piloto de ações integradas já foi formalizado e inclui a divulgação do calendário de eventos das três cidades. O grupo também trabalha para melhorias no acesso região Serra, principalmente na BR-040, onde os empresários e os governos das cidades cobram manutenção da estrada, o posto da PRF e celeridade no processo que pede a suspensão do direito de concessão da Concer.