MercoSerra busca alavancar negócios em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo
Uma rede de negócios e oportunidades entre si e que atraia turistas e consumidores de todo o Brasil. Está sendo formado o MercoSerra que une as cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. O movimento é capitaneado por empresários e tem apoio das prefeituras das três cidades e ainda a adesão de entidades de classe, clubes de serviço e veículos de comunicação. Ontem (23) o grupo de trabalho que reuniu os prefeitos Bernardo Rossi, de Petrópolis, e Renato Bravo, de Friburgo, e ainda representantes de Teresópolis, traçou durante todo o dia no Nova Friburgo Country Club a formatação da agência de fomento, modelo que vai gerir o MercoSerra.
Turismo, moda e tecnologia são os três nichos que podem ter impacto imediato com o MercoSerra. A ideia é que empresas se unam à agência e invistam na troca de informações, divulgação, ampliem negócios entre as cidades e prospectem a Região Serrana e seus diferenciais para todo o Brasil.
“A história e cultura das três cidades e que impulsionam o turismo é o fio condutor das ações que serão pontuais e de médio e longo prazos. É na crise que se cresce, que se vislumbra oportunidade e essa é a hora”, aponta o prefeito Bernardo Rossi. Renato Bravo aposta em uma ideia que teve início há 30 anos, mas depois se diluiu com o tempo. “O formato de agência de fomento vai dar celeridade às ações e esta rede de empresas, entidades e poder público vai se tornar grande e forte rapidamente”, prevê.
Uma série de ações já foram estabelecidas entre os parceiros na reunião de quarta-feira, em Nova Friburgo, a terceira que já realizada. Petrópolis já recebeu o grupo e a próxima cidade será Teresópolis. “Uma economia forte e integrada vai beneficiar 700 mil pessoas, que é a população dessas cidades”, aponta Bernardo Rossi.
O trabalho desta semana reuniu secretários de Turismo, Cultura, Comunicação e Desenvolvimento Econômico das três cidades, mais de 30 pessoas que juntas, estão pensando as melhores ações para o MercoSerra. Um calendário conjunto de eventos culturais e turísticos e divulgação das cidades já foram acertados. Encontros setoriais de negócios também estão sendo estruturados para as próximas semanas. Destas rodadas é que serão discutidos como será a prospecção de negócios.
“A marca MercoSerra vai ser forte e atuante, agregadora e inovadora no sentido da união de segmentos, de entidades e de poder público. Queremos que tenha um formato que ultrapasse governos, que seja eterno para as cidades”, expõe o prefeito Bernardo Rossi.
Julio Cordeiro é um dos mentores do MercoSerra. À frente da Toyoserra, empresa presente em cidades serranas, Cordeiro é entusiasta da iniciativa. “Junta, a Região Serrana potencializa as suas vocações e pode crescer de forma extraordinária”. Cristiane Armond, gerente de Comunicação da InterTV, emissora que faz parte da ativação do MercoSerra. “A marca já é um nome forte e tem tudo para dar certo e impulsionar toda a região”.
De Petrópolis participaram os secretários de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, respectivamente Marcelo Valente, Leonardo Randolfo e Marcelo Fiorini. “A captação conjunta de recursos pode ser ainda mais viável com a união das cidades e os negócios entre si também contarão muito e vamos manter uma disputa saudável também entre as cidades”, aponta Marcelo Fiorini.