• Mercado imobiliário salva as contas públicas de Petrópolis na pandemia

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/10/2020 09:35

    Caros colegas corretores, chamou atenção, na semana passada, levantamento divulgado pela coluna Les Partisans em que apontou que Petrópolis bateu recorde na arrecadação de impostos na pandemia. Destacou-se especialmente o recolhimento de IPTU, com 3,74% de aumento em relação ao ano passado, que já havia sido um recolhimento expressivo e o ITBI, que só em setembro, arrecadou R$ 2,5 milhões para os cofres da prefeitura. Ora, não há dúvidas de que esta expressiva arrecadação se deu por conta do movimento do mercado imobiliário em nossa cidade.

     

    E o que isto significa, na prática, para nós corretores de imóveis? Antes de tudo, demonstra a importância deste mercado em que atuamos em relação à economia da cidade, ou seja, sem o mercado imobiliário a cidade poderia estar em sérios riscos fiscais. Isto coloca nossa profissão em um patamar de extrema relevância dentro de nossa sociedade. Lembremos que os corretores de imóveis são os ÚNICOS profissionais habilitados por lei a intermediarem compra, venda e locação de imóveis.

     

    Sendo assim, é óbvio que, se não fosse o trabalho dos corretores de imóveis, nossa cidade não teria angariado todo este imposto, fruto das transações imobiliárias ocorridas por aqui no período. Ainda que muitas pessoas tenham transacionado seus imóveis diretamente entre vendedor e comprador, o trabalho dos corretores representou a esmagadora maioria dos negócios.

     

    Nesse sentido, é preciso que nós corretores tomemos consciência disso, nos mantendo unidos e participativos de nossa classe. O Creci-RJ tem trabalhado com todo afinco no sentido de dar ao corretor de imóveis subsídios para sempre trabalhar de forma mais profissional e com maior eficiência. Em Brasília, o Cofeci também tem trabalhado com afinco, especialmente com a Agenda Legislativa do Mercado Imobiliário, que busca defender os direitos dos corretores de imóveis contra investidas de outros segmentos que querem retirar dos corretores de imóveis a atribuição exclusiva da intermediação na compra e venda de imóveis. Busquemos, portanto, estar sempre unidos em prol da profissão.

     

    Contudo, com resultados como estes que o mercado imobiliário tem apresentado para Petrópolis, não basta só termos um conselho que nos dê retaguarda, é preciso exigirmos nosso protagonismo junto às lideranças políticas de nosso município. Estamos em época de eleição! Exija dos seus candidatos a vereador e a prefeito medidas que melhorem o desempenho do mercado imobiliário aqui em Petrópolis, bem como medidas que visem um maior protagonismo da categoria em nossa cidade. É tempo de valorização do corretor de imóveis!

     

    Fabrício Junqueira – Delegado do Creci em Itaipava.

     

    ANIVERSARIANTES DA SEMANA:

     

    Dia 11: Maria Nazareth Zilves Maio – Creci 15.533, Lilian Martire – Creci 21.740, Claudia Torres Motta – Creci 66.628, Raquel Ribeiro Pereira – Creci 56.010;

    Dia 12: Roberto dos Santos Souza – Creci 6.266, Mario Lucio de Mello Luz – Creci 62.188;

    Dia 13: Rafael Maia Pereira – Creci 15.961, Eduardo da Gama Pires – Creci 69.514, Marta Janete da Silva – Creci 6.045, Paulo Sergio dos Reis – Creci 68.946, Marco Vinicius Araujo – Creci 28.690;

    Dia 14: Luimar Julio – Creci 13.196, Edison Martinho Rabello Junior – Creci 44.838;

    Dia 15: Telmo Felipe Netto – Creci 46.156, Teresa Alves Pinto Justen – Creci 48.666, Rafael Cardoso Benvindo – Creci 52.711;

    Dia 16: Francisco Martins Duarte – Creci 35.230;

    Dia 17: Fernando Fraguas Esteves – Creci 13.417, Marcos José Soares – Creci 66.745, Flavio Cesar Machado da Rosa – Creci 51.260.

     

    Nossos parabéns a todos vocês!

    Últimas