• Mercado de vinho projeta crescimento em Petrópolis para os próximos anos

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  • 07/09/2021 09:18
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    O mercado do vinho em Petrópolis promete crescer ainda mais nos próximos anos. A previsão foi feita pelo sommelier e empresário do ramo, Rafael Neiva, que vê margem para a expansão da bebida que atenda ao mercado local e o turismo. Pensando no público, ele resolveu apostar no sistema delivery e vem dando certo, já que viu as vendas saltarem, sobretudo, no inverno.

    Não foi à toa que Petrópolis sediou, em julho passado, a 11ª edição do Serra Wine Week, maior evento de vinhos do estado do Rio de Janeiro que trouxe para cá especialistas e marcas famosas. Durante 10 dias, o município não apenas virou o foco nacional sobre o assunto, como também gerou negócios: aumento de até 15% nas reservas dos hotéis e pousadas e um incremento de até 20% na venda de vinhos nos estabelecimentos participantes.

    Segundo Rafael Neiva, o mercado de vinhos nunca desaquece, mesmo com a Covid-19 e isso se mostra um excelente sinalizador para o impulso de novas tecnologias para o mercado. Uma grande tendência oriunda dos países tecnológicos é usar ferramentas para aumentar ainda mais o consumo de vinhos. Pensando nisso, ele montou o primeiro delivery que abasteceu o público em casa durante a pandemia.

    De olho na inovação nesse próspero mercado, Neiva anunciou que vai expandir o uso de vinho na torneira – uma novidade que foi exibida no fim de semana durante o Ecobrexó, realizado em Itaipava. O consumidor experimenta a bebida em um modelo idêntico ao chope, só que com o uso de um meio de locomoção ou automóvel adaptado. A ideia é aperfeiçoar o oferecimento de vinho aos consumidores no chamado mundo pós-pandemia.

    “Nesse empreendimento no mundo do vinho, uma bike e um truck preparados para o serviço de vinho e chopp direto da torneira para taça, trarão o charme que essa bebida já carrega  e a popularização que um atendimento leve e despojado pode trazer. É ter acesso ao vinho em qualquer lugar, disse o empresário. “Eventos são a porta ainda a ser aberta depois de tanto tempo trancada. Mas, lenta e insistentemente os empreendedores se alinham com as novas tendências para explodirem na retomada tão esperada. E ainda há quem duvide da criatividade de nosso povo”, completou.  

    Apesar do otimismo, o consumo pode ser considerado baixo. Alguns mercados tiveram um crescimento expressivo durante esse período pandêmico, e o de vinhos foi um deles com aumento de 1/5 %, levando o consumo per capita em quase um litro, passando à 2,73l. É certo que o consumo do Brasil está muito abaixo de outros países como Portugal, que ostenta o título anual per capita com incríveis 51,9 litros.

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