• Mercado de festas movimenta economia em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/10/2016 09:55

    Em 2014, a Associação Brasileira de Eventos Sociais (Abrafesta) divulgou que a Região Sudeste foi a que mais movimentou o setor de festas no país. No total foram cerca de R$ 8,6 bilhões. Embora sem dados atualizados e também sem informações específicas de Petrópolis, é possível observar que a cidade é cenário constante de casamentos, festas de 15 anos, bodas e eventos corporativos. Mesmo este ano em que o país passa por um período de recessão econômica, o setor continua movimentando a economia do município. Segundo os especialistas que atuam na área, o que mudou foi que as pessoas estão buscando se planejar por um maior tempo antes de realizar o evento ou economizam em alguns detalhes, mas não deixam de fazer a festa. 

    Segundo a Abrafesta, desde o segundo semestre de 2015 o mercado de eventos sentiu o reflexo da crise econômica, o que fez com que as empresas se adequassem às novas exigências dos clientes. Porém, a Associação ressaltou que os brasileiros não estão deixando de comemorar as datas especiais e realizar eventos por causa da crise, o que acontece é que buscam alternativas para diminuir o orçamento e enxugar os gastos. 

    Pioneiro na área de realização de festas em Petrópolis, o decorador Amaury Lim, confirmou o posicionamento da Abrafesta. Segundo ele, as pessoas não deixaram de investir em eventos, mas têm optado por cerimônias mais simples ou levam mais tempo planejando para não ter que abrir mão de nenhum detalhe. “As pessoas procuram aliar qualidade e bom gosto aos melhores preços”, disse. Ele afirmou que em Petrópolis, aniversários de 15 anos e eventos corporativos acontecem durante todo o ano, mas o que realmente movimenta o setor é o mercado de casamentos. Além disso, ressaltou que a cidade oferece serviços e casas de festas que atendem a todos os públicos e bolsos. 

    O decorador também citou que os eventos têm se concentrado mais no segundo semestre do que no primeiro. Já há alguns anos, o mês de maio já não é mais típico dos casamentos, que vem acontecendo de agosto a dezembro. Ele destacou ainda que a procura por Petrópolis acontece porque a cidade tem todo um charme e um cenário bonito para cerimônias. 

    A jornalista Carolina da Costa, de 33 anos, foi uma das noivas que casou este ano. Ela disse que planejou a cerimônia e festa durante um ano e foi fechando os serviços aos poucos. Para diminuir o custo, contou que foi pesquisando e fechou cada detalhe com uma empresa diferente. Ela também revelou a importância de contratar o cerimonial. “Esse foi um serviço essencial, porque sugeriu diversas empresas para cada segmento e tivemos a opção de fechar com as que ofereciam os produtos mais em conta”, afirmou. Carolina casou na Igreja do Sagrado Coração de Jesus e a recepção aconteceu no Recanto dos Cedros. Ao todo, foram 200 convidados. “Acho que toda mulher tem o sonho de casar, mas acaba pensando duas vezes por causa dos custos elevados. Eu acho que é uma recordação importante”, comentou. 

    Pensando em atender esse público e oferecer as melhores alternativas é que a Tribuna produz anualmente uma revista especializada no segmento. A Tribuna Festas chega em 2016 à sua 11ª edição e tem sido o ponto de partida para as pessoas que pesquisam os principais serviços do setor. O lançamento desta edição acontece no mês que vem. 


    Últimas