Meninos Cantores de Petrópolis fazem apresentação em homenagem ao Dia de Finados
Para os católicos, o Dia de Finados é dedicado aos entes queridos que não estão mais entre nós. Muito além de um momento de tristeza, a data é um período de amor e, sobretudo, de celebração da vida eterna de pessoas que sempre serão lembradas com carinho. Neste ano, o Dia de Finados será especial. O Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) realizará um grande concerto na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. O evento será hoje, às 16h, e tem apoio do Conselho Municipal de Cultural e da Prefeitura de Petrópolis, através da Fundação de Cultura e Turismo.
Participam do espetáculo o Coral dos Canarinhos, das Meninas dos Canarinhos e a Orquestra Filarmônica de Petrópolis. Serão 60 vozes, além de dois solistas, o menino cantor Paulo Vinícius e o barítono Marcelo Coutinho.
O grande coro apresentará ao público o exuberante Réquiem, obra mais conhecida do compositor francês Gabriel Fauré. Escrita entre 1887 e 1893, ela é baseada na Missa dos Mortos da Igreja Católica, mas sem seguir a liturgia diária. Trata-se de uma composição que traz mensagens de esperança para os que continuam aqui na terra, anunciando uma vida melhor.
“O intuito é dar um conforto para aqueles que perderam pessoas queridas, fazendo com que eles se sintam mais leves. É uma peça que fala de esperança, paz e amor”, declarou Marco Aurélio Lischt, responsável pela regência e direção artística do concerto, que irá começar com a obra "Gesang der Geister über den Wassern" (Canto dos Espíritos Sobre as Águas) do austríaco Franz Schubert, cantada em alemão. O Réquiem de Fauré foi escrito em 7 partes: Introitus et Kyrie, Offertorium, Sanctus, Pie Jesu, Agnus Dei, Libera me e In paradisum.
Os textos das obras são em alemão e latim, respectivamente, e por isso um telão será montado, projetando a tradução para o público. A entrada para o concerto é gratuita, mediante a doação de um item de limpeza, que será destinado a instituições sociais pela prefeitura de Petrópolis. “Será um belíssimo momento de emoção e reflexão. Não vamos falar de sofrimento, mas sim sobre a passagem para a vida eterna, refletindo sobre o verdadeiro significado do Dia de Finados”, convidou Lischt.