• ‘Memórias de Teresa’: monólogo narra em primeira pessoa histórias reais da princesa. Adaptação foi feita por petropolitanos e exibição será on-line

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/01/2021 09:00

    O projeto “Memórias de Teresa Cristina” é um monólogo pautado na vida da conhecida e também completamente desconhecida Princesa Teresa Cristina Maria Giuseppa Gasparre Baltassare Melchiore Gennara Rosalia Lucia Francesca d’ Assisi Elisabetta Francesca di Padova Donata Bonosa Andrea d’ Avelino Rita Liutgarda Geltruda Venancia Taddea Spiridione Rocca Matilde de Bourbon Das Duas-Sicílias, ou simplesmente Princesa Teresa Cristina, será exibido neste sábado (02), a partir das 18h no canal do Youtube da Xdaquestão Produções, que assina a produção do espetáculo em parceria com a Comunicação Livre.

    Nascida em 14 de março de 1822, na cidade de Nápoles, Itália, filha do então Príncipe Francisco de Bourbon-Duas-Sicílias, Príncipe herdeiro do Reino das DuasSicílias, depois Rei Francisco I das Duas-Sicilias, e da Princesa Maria Isabel de Bourbon y Bourbon, Infanta da Espanha, depois Rainha consorte das Duas-Sicílias, irmã do Rei Ferdinando II de Bourbon, Príncipe herdeiro do Reino de Nápoles, mas que em terras brasileiras se tornou a Imperatriz Teresa Cristina, esposa do Imperador D. Pedro II e mãe da Princesa Isabel.

    A produção do projeto foi feita por petropolitanos. No elenco o Vania Moreira, a Direção Geral e Executiva ficou por conta de Maurício Araújo, a diretora de produção e secretária teatral é a jornalista Carla Coelho e a historiadora responsável pela pesquisa, Maria Angela Gomes. 

    No texto em forma de conversa informal a atriz Vania Moreira, que interpreta a Imperatriz Teresa Cristina noutros projetos há mais de um ano e que já possui experiência de mais de 10 anos como Condessa de Barral, ou seja, preceptora da Princesa Isabel, filha da Imperatriz Teresa Cristina, se apropria de todo o seu conhecimento corporal, gestual e cênico pautado nas normas de etiqueta dos nobres do século XIX, para dar vida a esse projeto.

    Na narração em primeira pessoa, com figurino, cabelos e acessórios pautados numa foto tradicional da Imperatriz Teresa Cristina, a atriz Vania Moreira pontua a educação da Imperatriz como todas as mulheres nobres da época, baseada nas belas artes, música, canto, bordado, francês e religião. O casamento com o Imperador do Brasil que ocorreu por meio de uma procuração, em Nápoles, sua chegada ao Brasil, já nomeada como a Imperatriz D. Teresa Cristina do Brasil, e o fato de ter se tornado conhecida como a “Mãe dos brasileiros”.

    Dentre as histórias reais e peculiares contadas em primeira pessoa a cena relembra o dia em que mãe e filhas, Princesas Isabel e Leopoldina, foram à praia para ver uma baleia encalhada, na cidade do Rio de Janeiro, o esmero da mãe e avó Teresa Cristina, que criou o que hoje denominamos “coxinha de galinha” por conta dos mimos empenhados ao neto primogênito, Pedro, filho da Princesa Isabel, e um relato único de que a Imperatriz abrigou no palácio real, refugiados italianos ilegalmente, por amor a sua terra natal.

    Tudo isso e muito mais numa cena límpida, reconfortante e alinhada com os registros históricos que remontam conversas informais da família imperial para com o povo brasileiro.

    O projeto possui classificação livre, a estreia será neste sábado dia 02 de janeiro às 18h, mas o vídeo vai permanecer à disposição de todos os internautas no Youtube da Xdaquestão Produções.

    Últimas