O Governo Federal firmou um convênio com a Prefeitura de Petrópolis para transformar a Casa da Morte, no Caxambu, em um memorial de Liberdade, Verdade e Justiça. A publicação do termo de convênio foi feita no Diário Oficial da União (DOU).
O acordo, que foi assinado na última semana, prevê a desapropriação da casa, primeira etapa do processo que será feita pelo Governo Federal, com um investimento de R$1,4 milhão. A segunda fase é a elaboração do projeto que vai transformar o imóvel em memorial.
Em janeiro foi protocolada uma ação de desapropriação do espaço, que contou com o apoio do MDHC. Desde 2023, o imóvel é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), o que garante que as características da casa sejam preservadas.
Casa da Morte
A casa, localizada na Rua Arthur Barbosa, no Caxambu, foi um centro clandestino de tortura e assassinatos. Durante o período da ditadura, presos políticos eram levados para o local e torturados. Ao menos 22 pessoas não resistiram às torturas e morreram no local.