• Meio Ambiente notifica dono de terreno por corte irregular de árvore no Centro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/10/2018 12:44

    A secretaria do Meio Ambiente identificou a retirada de ao menos uma árvore, a princípio sem autorização, em pleno Centro de Petrópolis. O desmatamento foi registrado em um terreno no final de uma vila na Avenida Presidente Kennedy. O dono da área foi notificado a apresentar autorização do corte da vegetação num prazo de 10 dias, sob pena de multa. A fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente atendeu mais de 1.600 denúncias nos últimos 22 meses de trabalho. Por dia, o órgão recebe, em média, três denúncias de de desmatamento.

    Preocupados com a retirada de árvores do Centro Histórico, moradores estão em alerta para todo o tipo de intervenção. Há cerca de duas semanas, uma área verde em aclive na Presidente Kennedy teve parte da vegetação retirada e, segundo testemunhas, ao menos uma árvore de grande porte foi arrancada. A denúncia foi feita à Associação de Moradores do Centro Histórico (Ama). Segundo Myrian Born, membro da Ama, os lençóis freáticos do Centro estão todos secando. “Nossos recursos da bacia do Piabanha não aguentam mais este tipo de inconsequência”, disse. Por isso, os próprios moradores do Centro, ao sinal da menor retirada de vegetação, já se mobilizam para denunciar.

    Acionada, a Secretaria do Meio Ambiente informou que no momento da vistoria não foi autorizada a entrada da equipe. Apesar disso, os fiscais conseguiram flagrar o corte de uma árvore dentro do terreno. Dessa maneira, a Secretaria de Meio Ambiente notificou o proprietário do local. 

    Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o setor de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente atendeu mais de 1.600 denúncias em 22 meses de trabalho. Neste período, foram entregues 180 multas e 380 notificações.

    De todos os casos atendidos pelo setor desde o início do ano passado, cerca de 48% são de desmatamento. Outros 20% foram de queimadas. Outra denúncia comum é a falta de licenciamento, com 10%.

    O setor de fiscalização recebe, por dia, em média, três denúncias de desmatamentos pela cidade. Por conta da demanda, o setor organiza um cronograma de visitas na cidade e, também a partir de denúncias, fazendo vistorias em locais apontados pelos reclamantes. Os telefones para denúncias são o (24) 2233-8180 e (24) 98828-8633. A população também pode ir à sede da Secretaria de Meio Ambiente, que fica no Centro Administrativo, na Av. Barão do Rio Branco, 2.846 – Centro. O horário de funcionamento é de 9h às 18h, de segunda a sexta-feira.

    Últimas