• Médicos fazem mutirão de reconstrução mamária

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/10/2016 12:00

    Quatro mulheres que tiveram câncer passaram hoje no Hospital Alcides Carneiro (HAC) por cirurgia para reconstrução de mama. O trabalho foi realizado dentro do Mutirão de Reconstrução Mamária, coordenado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em comemoração ao mês do Outubro Rosa. No Estado do Rio de Janeiro, apenas a Capital e Petrópolis participam do mutirão. Uma equipe de 17 pessoas, incluindo médicos cirurgiões, anestesistas, residentes e enfermeira realizaram as cirurgias. O mutirão acontece em todo o país e segue até a próxima sexta-feira.

    O cirurgião e coordenador da SBCP, João Medeiros, lembrou que o hospital já desenvolve um trabalho bem-sucedido em relação a esse tipo de cirurgia. “Toda semana realizamos esta cirurgia aqui no HAC, mas, neste mês do Outubro Rosa, intensificamos o trabalho e realizamos um mutirão, como os que acontecem pelo país. No Rio, 17 hospitais participam da mobilização e o Alcides Carneiro é um deles. A reconstrução da mama faz parte do tratamento do câncer e, desde o ano passado, esse procedimento é realizado com sucesso aqui no Alcides Carneiro”, disse.

    Derly Luci Ramos, de 57 anos foi uma das pacientes beneficiadas com o mutirão. Ela contou que descobriu o câncer de mama há dois anos e a reconstrução é “o resgate de sua autoestima”. “Quando eu sair daqui vou poder ir à praia, sem nenhuma vergonha. Agora não vou mais sentir que falta alguma coisa em mim”, disse, emocionada.

    Só neste ano, a equipe de mastologia do Hospital Alcides Carneiro realizou 159 cirurgias mastológicas, sendo 29 de reconstrução de mama (imediatas e em segundo tempo). O serviço é realizado sempre em conjunto com a equipe de cirurgia plástica. Participaram do mutirão os cirurgiões Marilda Vargas Freitas Plácido, Carlos Vinicius Pereira Leite, Daniel Nunes Rodrigues, João Medeiros, Manoel Belerique, Marcelo Frazão e Ivan Demolinari; a residente Juliana Borges de Oliveira Alves; os anestesistas Cesar Gomes e Luciana Novais; os residentes de anestesia Marcelo Frattani, Raphael Goulart, Sofia de Lucena Rodrigues e Marcus Malaquias; e a enfermeira Rosângela Sant´Anna Amaral.

     

    Alcides Carneiro tem Centro de Imagem de Radiologia Mamária

    Para garantir o diagnóstico correto e o devido tratamento às pacientes com câncer de mama, o governo municipal estruturou no Hospital Alcides Carneiro, em 2015, o Centro de Imagem de Radiologia Mamária para Diagnóstico e Procedimentos Invasivos de Mama. O trabalho desenvolvido no setor tem sido fundamental para o diagnóstico mais rápido e planejamento do tratamento das pacientes com câncer. “Hoje o município garante às mulheres com câncer de mama um atendimento mais completo. Inclui desde a sensibilização para o autoexame, na rede de atenção básica, à infraestrutura para diagnóstico e tratamento no HAC”, lembrou a secretária Chefe de Gabinete e vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Luciane Bomtempo, citando que neste ano, apenas até agosto, a Prefeitura garantiu a realização de 3.159 mamografias no Instituto da Mulher, da Criança e do Adolescente e no Hospital Alcides Carneiro.

    No Centro de Imagem de Radiologia Mamária os pacientes têm acesso, desde junho do ano passado, a cinco procedimentos: biópsia percutânea com agulha grossa – "ou core biópsia" – guiada por ultrassonografia; marcação pré-cirúrgica de lesões impalpáveis; marcação de nódulo pré-quimioterapia neoadjuvante; punção aspirativa por agulha fina (PAAF); e colocação de clipe metálico.

    A ginecologista e mastologista do HAC, Marilda Plácido, lembra que as ações desenvolvidas no setor colocam o HAC em destaque no trabalho pela implantação de uma política ainda mais eficaz no rastreamento e tratamento da doença.

    “O principal ganho é a praticidade, já que as pacientes não têm que deixar o hospital para recorrer a outros centros de diagnóstico. Além disso, o município garante uma economia significativa, uma vez que, antes, o serviço era terceirizado. A integração e a possibilidade de comunicação direta com a médica radiologista que realiza os procedimentos também representam ganhos para a equipe da mastologia. São avanços no tratamento e diagnóstico da paciente com câncer de mama, que hoje pode realizar todos os procedimentos – desde a detecção do nódulo até a reconstrução da mama pelo Sistema Único de Saúde dentro da nossa rede”, disse, ressaltando que o Hospital Alcides Carneiro é a única unidade em Petrópolis que faz a colocação de clipe metálico.

    Últimas